Gran Meliá WTC Sâo Paulowww.solmelia.com
As Estratégias de Marketing escolhidas para o ano de 2005, visam o crescimento e desenvolvimento do hotel. Sempre atrelando as ações à comemoração do décimo ano de existência do empreendimento.
Quanto às ferramentas de promoção, são utilizadas desde de propaganda em mídia dirigida social e empresarial, à promoção com folders e postais, banners, back-lights, menus personalizados e participação em feiras e Assessoria de Imprensa.
Participação em eventos esportivos para trabalhar Marketing de Relacionamento e Festivais Gastronômicos são ainda outras ações promocionais.
Outra ferramenta utilizada é o e-mail marketing. Criando peças convidativas geramos a curiosidade no cliente para que busque maiores informações sobre os eventos e promoções.
Buscamos ainda uma forte e agressiva política comercial visando alavancar maiores receitas com menor número de eventos, otimizar assim os espaços e faturando valores acima dos realizados no ano anterior com menor numero de eventos. Desta forma conseguimos atingir uma maior disponibilidade do Centro de Convenções para novos eventos captados pela equipe comercial e ao mesmo incrementar a receita do Departamento de Eventos.
As ações da equipe comercial, combinadas, com as ações de apoio do departamento de marketing surtiram um efeito muito positivo conforme podemos verificar nas tabelas abaixo.
Hotel Gran Meliá WTC São Paulo 2004 Hotel Gran Meliá WTC São Paulo 2005
Meses OCC RM NTS DM OCC RM NTS DM
Janeiro 17,83% 1653 245,68 26,15% 2424 235,54
Fevereiro 26,05% 2259 288,6 38,32% 3208 240,3
Março 36,60% 3392 284,94 47,18% 4373 291,28
Abril 22,08% 1981 267,82 55,20% 4951 279,63
Maio 26,45% 2452 294,15 38,94% 3609 262,71
Anual 25,80% 11737 276,24 41,12% 18565 261,9
O Hotel teve um incremento de ocupação de 15,32% e um aumento de 6828 room nights. Apesar da diária média ter ficado abaixo da apresentada no ano de 2004, a receita foi acrescida devido ao aumento de ocupação. A receita com Hospedagens subiu em 5,84% o que gerou a diminuição percentual de receitas dos outros departamentos como vemos abaixo.
O setor de Eventos teve uma diminuição percentual de 4,09% na participação de geração de receita total do hotel passando para 39,99% em 2005. A área de Alimentos e Bebidas foi responsável por 13,20% do faturamento total do hotel demonstrando valor menor na ordem de 1,78% comparativamente ao de 2004. Mas os negócios gerados pelo departamento de eventos - aluguel de salas, A&B e hospedagem – como um todo representaram 62% em 2004 com aumento de 5% em 2005 (dados comparativos de 2004 versus 2005, período de janeiro a maio acumulados).
O hotel possui um staff de apoio a eventos que acompanham da venda até a operação. Contamos com Coordenadoras Comerciais de Eventos para obter maior agilidade e para que o orçamento esteja nas mãos do cliente no máximo em 24 horas. A equipe operacional é formada não só por Maitres e Garçons que ajudam a montar a sala no formato desejado pelo cliente, mas também por uma Coordenadora Operacional que durante todo o evento encontram-se pronta para qualquer solicitação.
O perfil dos turistas é de negócios e hospedam-se devido à proximidade de suas empresas junto ao hotel e também devido aos congressos e eventos que ocorrem no hotel.
No tocante a Ações Sociais o hotel contribui para o desenvolvimento da comunidade através da ajuda sustentável do Centro Educacional Frei Luiz Amigó visando cuidar do conforto, saúde e higiene dos beneficiários da instituição, entre outras ações.
Geramos, ainda, programas de redução de custos com a redução de papéis e a venda de cartuchos das impressoras, bem como utilização de células foto sintéticas e sensor de movimento nos andares para reduzir o uso de energia elétrica e a redução de utilização de água com campanhas de conscientização de funcionários e hóspedes.
Por fim, mantemos um programa de reciclagem. O Hotel possui coleta seletiva de: diversos materiais incluindo óleos de fritura. Todo o dinheiro arrecadado com o programa de reciclagem é revertido em prol dos colaboradores. |
|
|
|
|