26º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia
26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA
O 26º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia ocorreu em Florianópolis (SC) de 06 a 10 de novembro de 2004, onde contou com a participação de mais de 3000 congressitas, superando as expectativas da comissão organizadora.
O tema foi extremamente importante e atual: “A Endocrinologia do feto ao idoso”, que abordou assuntos como endocrinologia pediátrica, obesidade, diabetes, metabolismo ósseo, hipertensão, aterosclerose, entre outros, ministrados por palestrantes nacionais e internacionais.
O Congresso Brasileiro é um evento bi anual e é organizado sempre pela próxima presidência eleita da entidade promotora, ou seja, da SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Durante o evento o(a) presidente do evento, toma posse como Presidente da Sociedade Brasileira de Endocinologia e Metabologia, permancendo por 2 anos no cargo.
O evento contou com o apoio e o patrocínio da indústria farmaceutica, que se mostrou de grande valia para o sucesso do evento.
O 26º CBEM teve como prioridade apresentar uma excelente oportunidade de atualização científica bem como proporcionar a confraternização de todos os participantes, sempre atento a qualidade dos serviços oferecidos. |
O 26º Congresso Braisleiro de Endocrinologia e Metabologia teve como tema a “Endocrinologia do feto ao idoso” e para tratar da melhor forma possível este tema, contou na programação científica com: cursos pré congressos – destacando aqui o Workshop do Pé Diabético, conferências, simpósios, encontro com o professor, sessão de temas livres poster e oral, simpósios satélite, debates e reuniões. As salas lotaram em 90% da programação.
Em algumas situações as salas foram remanejadas para atender melhor o público, o que acarretou em uma grande satisfação para os participantes.
Como nunca antes visto em congressos por nós organizados, o simpósio: Desafios em Endocrinologia Pediátrica, teve que ser reapresentado “ao vivo”.
O evento contou com 17 palestrantes internacionais (Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, Dinamarca, Portugal e França) e 138 palestrantes nacionais, compreendendo todos os Estados.
Constou na programação científica do evento:
- 06 cursos pré-congressos – destes 04 possuiam convidados internacionais;
- 25 conferêrencias – destas 12 contavam com a participação de convidados internacionais;
- 47 simpósios – 17 com convidados internacionais;
- 11 simpósios satélite – 02 com convidados internacionais;
- 26 encontros com o professor – 07 convidados internacionais.
O 26º CBEM superou as expectativas na quantidade de envio dos trabalhos científicos, foram recebidos 645 trabalhos, destes 579 foram apresentados em forma de pôster e 48 foram apresentados na forma oral. Foram no total 59 jurados de trabalhos cientificos, cada trabalho foi avaliado por 03 jurados diferentes. Todo o processo de julgamento foi via on line em sistema próprio, possibilitando maior agilidade e comodidade aos jurados. A área utilizada para montagem de todos os trabalhos científicos foi de 1800m².
O evento ainda contou com o Prêmio Jovem Investigador, que é um prêmio onde concorrem estudandes de graduação, estagiários, residentes, pesquisadores ou pós-graduandos de qualquer região do país, com até 41 anos de idade, que sejam autores principais de trabalho original realizado em sua parte essencial no Brasil. O trabalho vencedor foi da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.
A área de exposição contou com 38 empresas expositoras e 07 entidades, a área total ocupada para o pavilhão de exposições foi de 5400m².
A programação social do evento contou com:
- Sessão Solene de Abertura – Hino Nacional cantado por uma soprano acompanhada de um pianista e no enceramento apresentação de um grupo de choro cantando o “Rancho de Amor a Ilha” (hino de Florianópolis) e Brasileirinho, acompanhados de uma apresentação de dança de salão.
- Coquetel de Abertura: apresentação musical com o saxofonista Jeovany De Luck;
- Festa de Confraternização: grande festa de confraternização na X Music Hall na praia de Jurerê, com coquetel e festa com DJ no salão principal e com a Banda Volare’s na tenda secundária, montada para festa.
- Mini Oktoberfest: festa de encerramento do congresso. Confraternização final entre os congressitas animado pelo Quinteto Oktobertanzkapelle e o grupo de danças germânicas Gnadental. |
O 26º CBEM, foi lançado em Julho/2003 no Centrosul (Florianópolis/SC), contando com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre comissão organizadora, imprensa, parceiros e indústria farmaceutica, que se mostraram no decorrer dos meses muito importantes para o sucesso do evento. Após o lançamento começou a busca por patrocinadores, expositores e parceiros. Iniciou-se também a divulgação do evento.
O passo inicial para divulgação foi à criação de um site para melhor alcance das informações. O mesmo foi criado também em ingles para suprir as necessidades dos convidados e participantes internacionais. Este período marcou também o inicio do material de folheteria.
Iniciamos a divulgação com o site, como mencionado acima e com um volante do evento. A primeira circular foi enviada em meados de fevereiro dando início a toda a divulgação para o grande público, começando intensamente o processo de captação e divulgação do evento.
No decorrer dos meses, tivemos mais duas circulares. Possuindo sempre o mesmo intuito de fornecer informações sobre o evento para os futuros participantes. Cada uma delas possuia as informações disponíveis até a data de envio, sendo atualizadas a cada edição.
Foram personalizados ainda: cartazes, adesivos, envelopes, papel, banners, faixas, crachás, cordas, pastas, certificados, faixas, canetas, cartão de natal, camisetas.
Com todo o material desenvolvido, o retorno foi gratificante. A aceitação por parte da indústria farmaceutica foi muito grande, não tendo grande dificuldade para a venda da área de exposição e captação de recursos para o evento, como cotas de patrocínio e apoiadores. O evento superou todas as expectativas. |
As informações do 25º CBEM não estão disponíveis no momento.
O 26º CBEM, como já foi dito anteriormente, superou todas as expectativas. A rede hoteleira ficou praticamente toda bloqueada para o evento. O evento contou com a participação de aproximadamente 4500 pessoas entre participantes, convidados, fornecedores, expositores e equipe de apoio, gerando uma renda considerável para a cidade, movimentando hotéis, comércio, transporte, serviços de alimentação, lazer, entre outros.
Foram realizadas diversas entrevistas com os convidados e com a comissão organizadora, para saber dos temas extremamente atuais abordados no evento e sobre a aceitação do público sobre o mesmo.
Desde o lançamento até sua realização foi feito um marketing direto com as empresas envolvidas, sempre ressaltando a importância de sua participação no evento citado, mostrando-lhes as oportunidades que estariam presentes no evento, a parceria que poderia ser desenvolvida com as outras empresas do setor bem como os profissionais ali presentes.
Procurou-se sempre atender as necessidades das empresas, que buscava auxílio da comissão organizadora para resolver tais empasses.
O questionário de avaliação demonstra que os participantes ficaram satisfeitos com o evento e que o resultado geral foi positivo. |
O evento foi muito bem aceito pela comunidade, visto que os hotéis permaneceram lotados, com praticamente 100% de sua capacidade, gerando assim muitos empregos diretos e indiretos e geração de renda.
Todos os deveres do promotor do evento foram cumpridos. Taxas foram pagas para que o evento ocorresse em Florianópolis.
Tivemos que administrar da melhor forma possível uma norma transmitida pela ANVISA a poucos dias do início do congresso que não permitia o acesso à área de exposição a todos os não prescritores de medicamentos, ou seja, estudantes e outros profissionais da área de saúde.
A equipe operacional, sempre estava disposta a ajudar para que o bem estar dos participantes estivesse em primeiro lugar, cuidando sempre da limpeza do centro de convenções, tanto dos auditórios quanto dos pavilhóes, da segurança sempre presente no evento, da alimentação que foi extremamente dimensionada para que não houvesse desperdícios bem como balanceada por se tratar de um evento de endocrinologia.
A equipe de apoio manteve-se sempre cordial, atenciosa e prestativa, tentando ao máximo provocar uma sensação de bem estar e cuidado aos participantes. |
|
|
|
|