1°Convenção Nacional de Vendas Brasil Telecom GSM
Desenvolver uma linguagem de fácil assimilação para as duas mil pessoas da rede nacional de vendas da Brasil Telecom GSM. Unificar as operações de vendas que já atuavam com telefonia fixa e Internet. Viabilizar um formato de evento onde fosse possível a comercialização de cotas de patrocínio para a participação dos fabricantes de celulares. Esses foram alguns dos desafios recebidos pela equipe da agência para a realização da 1ª Convenção Nacional de Vendas da Brasil Telecom GSM, buscando um formato diferenciado para uma convenção, usando muito da criatividade e transmitindo todo o conteúdo utilizando a legitimidade de artistas. Dessa forma, houve uma interação entre o público e os conceitos a serem transmitidos no evento, sem esquecer que o objetivo era atingir uma meta de 420.00 celulares vendidos.
O paradisíaco Resort Costão do Santinho em Florianópolis foi transformado em um enorme estúdio de televisão ao vivo. Para aproximar os participantes dessa realidade, apresentadores, artistas e atores foram contratados para a Convenção: Cid Moreira, Glória Maria, Astrid Fontenelle, Preta Gil, Ana Hickman, Regina Case, Bruno Gagliasso, Karina Bacchi e Regiane Alves, além dos cantores Jorge Benjor e Danny Carlos. |
A primeira convenção de vendas da Brasil Telecom GSM começou com um grande desafio: atuar como uma forte ferramenta de comunicação, integração e relacionamento com a rede de parceiros comerciais, comunicando a informação e motivando vendas - tudo isso feito com muito entretenimento e descontração e ainda com espaço para atuação de anunciantes.
Que linguagem traduziria de forma rápida, imediata e forte todas as necessidades para uma convenção de vendas da Brasil Telecom GSM e ainda possibilitaria a participação de apoiadores? Que símbolos e signos possibilitariam a comunicação entre a única operadora completa e seus parceiros comercias em uma fase tão decisiva para a empresa?
O tema escolhido foi a Rede Brasil Telecom de Televisão, um “canal de televisão” com programação especialmente desenvolvida para a ocasião. Programas de auditório, novela, talk-show, jornal e programa de variedades transmitiram de maneira lúdica todo o conteúdo necessário. Os programas eram gravados ao vivo, trazendo uma realidade mágica à vida dos participantes das plenárias. Os bastidores, o cotidiano e as estrelas de uma emissora de televisão despertaram interesse até nos menos entusiastas do veículo, fazendo com que o evento fosse concluído com sucesso. |
Toda emissora de televisão depende diretamente das vendas de seus anúncios, em seus intervalos comercias ou em ações de merchandising. A TV Brasil Telecom não funcionou de forma diferente: os patrocinadores, Nokia, Siemens, Motorola, Panasonic e Sony Ericsson, estiveram presentes em palestras, nos intervalos comerciais da programação, na área destinada a patrocinadores, nas salas “ Experience”, no material gráfico, nos uniformes, nos brindes e até no merchandising da novela cômica “Brasil Vantagens”. Os anunciantes apareceram no evento como parte fundamental da programação.
Apesar de se tratar de um evento corporativo e por ter sido desenvolvido em um formato diferenciado, transmitindo as informações de forma criativa utilizando artistas como porta-vozes, recebeu um ótimo retorno de mídia, recebendo notas e reportagens em revistas como a Caras e Quem Acontece, além de diversos outros veículos de comunicação ligados ao meio artístico.
Foram criados hotsite, teaser eletrônico e convite personalizado para o evento, distribuídos para os agentes autorizados, varejo, agentes corporativos, público interno de telefonias móvel e fixa e público interno das filiais. |
A primeira convenção da Brasil Telecom GSM foi uma das ações de lançamento da plataforma de telefonia móvel da Brasil Telecom. Além dela a Lâmpada Soluções realizou a festa de lançamento “Impulso” e a “blitz pula-pula”, que em conjunto tinham como objetivo atingir uma meta de venda de 420.000 celulares em 4 meses. O resultado do conjunto de ações foi surpreendente: a nova operadora GSM obteve o êxito da venda de 650.000 celulares vendidos, superando as metas e previsões. A Brasil Telecom GSM buscou parceiros para concretizar o evento, vendendo quotas de patrocínio e iniciando a construção de um sólido relacionamento. Os parceiros estiveram presentes com stands de demonstração de produtos e atividades para os presentes, mídia nos intervalos dos programas, logomarca no material gráfico, nos uniformes e nos brindes e até merchandising nos programas criado para o evento. Com essa captação de recursos a Brasil Telecom GSM conseguiu como parceiros a Nokia, Siemens, Motorola, Panasonic e Sony Ericsson.Essa parceria gerou um comprometimento e um melhor relacionamento entra a operadora e as fabricantes de celulares, que vieram a fazer novas parcerias em projetos futuros como o Rally dos Sertões, no qual Siemens e Brasil Telecom entraram em parceria como empresas patrocinadoras. |
Esta descrição não se aplica ao case referido. A Convenção Brasil Telecom GSM aconteceu para um público interno e seleto, sem ligação direta com programas de qualidade, sociaies e ecológicos.
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