EXPOTCHÊ - Feira de Produtos, Serviços e Cultura do Rio Grande do Sul
APRESENTAÇÃO
13ª EXPOTCHÊ BRASÍLIA
•Dentre as riquezas do Rio Grande do Sul, nenhuma é tão grande quanto o amor que o gaúcho tem pela sua terra, suas tradições e sua cultura.
• A Expotchê é uma feira que reúne a cultura, o folclore, a culinária, os produtos e a música do Rio Grande do Sul.
•Já foram realizadas 13 (treze) edições em Brasília, no período entre 1991 e 2005.
•A 13ª Edição se realizou de 03 a 12 de junho de 2005 no Expo Brasília Pavilhão A – Parque da Cidade funcionando nos dias de semana: 16h às 23h e finais de semana: 11h às 23 h. Contou com 300 expositores, ocupando uma área de 33.000 m²; o público visitante pagante foi de 140.000 pessoas.
•A Expotchê, que vira uma festa a cada edição, faz parte do Calendário de Eventos Oficiais de Brasília, sendo considerada a melhor feira do gênero segundo a opinião do público da cidade.
•A Expotchê também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Governo do Rio Grande do Sul e é considerada a principal Feira fora do Estado, confirmando a importância do evento para a cultura do Sul.
•O planejamento, organização, montagem, comercialização e mídia da feira são de inteira e exclusiva responsabilidade da Rome Feiras e Promoções.
•A logomarca do evento está devidamente registrada no INPI, com os direitos de exploração concedidos à Rome Feiras e Promoções.
•Pesquisa realizada junto ao público visitante aponta que o maior consumo absoluto foi registrado na faixa etária de 18-25 anos, já o maior consumo per capta foi na faixa de acima de 40 anos;
•O percentual de clientes fidelizados foi considerado elevado: 72,4% dos clientes já visitaram a feira em anos anteriores e 27,6% visitaram a feira pela primeira vez. Esses 27,6% são novos clientes atraídos pela ampla campanha publicitária, matérias jornalísticas e indicação de amigos. 47,8% dos clientes disseram ser o passeio a principal razão de sua visita à feira. Comprar é o segundo motivo que atrai os clientes, com 22,4%. Para certos clientes comprar faz parte do conceito de passeio, o que reforça a tese de que as pessoas lembrem da EXPOTCHÊ como diversão.
•A avaliação do atendimento prestado pelos expositores foi considerada ótimo para 31,2% e bom para 60,2%.
•A pesquisa revela que 83,7% dos clientes se mostraram satisfeitos em relação à feira de um modo geral. |
O evento – Tema: Missões.
O tema geral da Expotchê é o Rio Grande do Sul: apresentamos reproduções cenográficas pertinentes, mostra de Curtas Gaúchas, mostra Literária e shows com artistas gaúchos.
Em 2005, em especial, começamos a trabalhar as rotas turísticas do Estado. A Rota Missioneira foi escolhida (composta dos Sete Povos das Missões: Santo Ângelo Custódio, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Borba, São Nicolau, São Luiz Gonzaga e São Miguel). A título de curiosidade, na próxima edição trabalharemos com a Rota Romântica, composta de 13 municípios, com destaque para Gramado e Canela, com forte apelo turístico.
A. Reprodução Cenográfica da Igreja de São Miguel das Missões:
IGREJA SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é o mais completo remanescente dos Sete Povos das Missões, com imponentes ruínas da igreja que dão uma idéia de como foi excepcional a civilização jesuítico-guarani. Em 1983, as ruínas foram tombadas pela Unesco como Patrimônio Histórico Cultural Humanidade. Dentro da reprodução cenográfica das ruínas foi exibido um vídeo de oito minutos relatando o passado das missões e foram colocados pontos de computadores apresentando o projeto de informatização do Patrimônio Cultural e Turístico das Missões Jesuíticas.
Também reproduzimos um espetáculo que é mostrado todas as noites em São Miguel das Missões; a igreja é totalmente iluminada e se torna um palco do espetáculo de Som e Luz, que conta a glória das Missões, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa. Vozes de artistas, destacando a participação de Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Walmor Chagas que narraram, durante 50 minutos, a saga missioneira, suas conquistas e desventuras.
Próximo ao cenário da Igreja foi montado um espaço especial destinado ao turismo do Rio Grande do Sul, com a presença da Secretaria de Turismo do RS e com a representação do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília.
Na entrada principal do Pavilhão, foi montado um gaúcho gigante, trazido da exibição do carnaval 2.005 da escola de samba Beija-Flor, que também trabalhou com o tema Missões esse ano.
B. Cinema – Mostra de Curtas Gaúchas:
No item Curtas Gaúchas, a Expotchê, em convênio com o Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine) trouxe uma mostra de filmes de oito milímetros com duração máxima de 20 minutos e três longas de 120 minutos. Esses filmes foram exibidos durante a semana das 16h às 23h com intervalo de 15 minutos entre as sessões. Nos fins-de-semana foram exibidos das 11h até às 23h, proporcionando atrativo cultural durante todo o tempo em que a Feira esteve aberta ao público.
Na última edição veiculamos as curtas através de rádio, revistas, TV e jornais. Foram também distribuídos cartazes nas faculdades do DF, e distribuídos 500 convites em cada uma. Nos pórticos de entrada foram fixadas todas as programações, incluso horários e filmes a serem exibidos. O público visitante do cinema foi superior ao de 2.004, chegando a 5.000 expectadores no período, consolidando o atrativo cultural.
CURTAS:
• INTIMIDADE, de Camila Gonzatto
• CINCO NAIPES, de Fabiano de Souza
• MESSALINA, de Cristiane Oliveira
• NAVE MÃE, de Otto Guerra
• A FEIJOADA, de Jaime Lerner
• SINTOMAS, de Fernando Mantelli
LONGAS:
• MEU TIO MATOU UM CARA, de Jorge Furtado
• CONCERTO CAMPESTRE, de Henrique de Freitas Lima
• O CÁRCERE E A RUA, documentário de Liliana Sulzbach
• JESUS, O VERDADEIRO, de Fabiano Flores
C.Mostra Literária:
A Expotchê promove a montagem de um espaço para que editoras e livrarias possam mostrar para o público a produção literária de autores do Rio Grande do Sul. Neste espaço, além da comercialização de livros acontecem noites de autógrafos, palestras com autores e lançamentos. Em 2004 foi realizada tarde de autógrafos com o cantor (participante da dupla Kleiton e Kledir) e agora autor Kledir Ramos.
Contamos com o apoio da Câmara Riograndense do Livro e, no intuito de incrementar a Mostra Literária, foi elaborada a seguinte agenda cultural:
04 /06/05 - Sábado:
11h30-Contação de histórias e lendas gaúchas com Simone Carneiro e Míriam Rocha-Grupo Tagarellas
17h30 contação de histórias e lendas gaúchas Simone Carneiro e Míriam Rocha e Léo Carvalho - Grupo Tagarellas
05/05/05 - Domingo:
11h30-Contação de histórias e lendas gaúchas com Léo Carvalho - Grupo Tagarellas
17h30 contação de histórias e lendas gaúchas Simone Carneiro e Míriam Rocha - Grupo Tagarellas
08/06/05 Quarta-feira:
20h - Sarau elétrico com: Luis Augusto Fischer, Kátia Sumam, Cláudio Moreno e Frank Jorge.
Luis Augusto Fischer – autor do dicionário “Gauchês”
Cláudio Moreno – escritor
Frank Jorge – músico e letrista
Kátia Suman – Jornalista
Apresentação no palco principal e noite de autógrafos no espaço da Mostra Literária.
09/06/05 Quinta-feira:
19h - Noite de autógrafos com o escritor Roberto Fonseca, lançamento do livro “História do Rio Grande do Sul para Jovens” com degustação de vinhos da Vinícola Aliança, de Caxias do Sul (RS).
10/06/5 Sexta-feira: Noite de Poesia Gaúcha
18h – Happy hour: A Poesia de Mário Quintana.declamadores:Corintha Maciel, Renato Fernandes, Frederico Lucena, Lourenço Torres e Ana Cristina Torres.
20h - Tertúlia literária com os poetas Francisco Petrocelli e Adenir Paz. Acompanhamento de violão.
11/06/05 Sábado
20 hs - Sarau com Lucinha Lins e Geraldo Flach
Lucinha Lins – cantora e atriz
Geraldo Flach – pianista, escritor, músico e letrista.
Apresentação no palco principal
D.Shows:
São apresentados shows com grupos tradicionalistas, com CTG ´s locais (Grupos de Tradição Gaúchas - gaúchos erradicados em Brasília - no total 13 grupos) e grupos pops (com artistas que nasceram no sul).
DATA ATRAÇÕES DA 13º EDIÇÃO
• 03-06 ( SEXTA) KLEITON & KLEDIR
• 04-06 ( SABADO) FAMILIA LIMA
• 05-06 ( DOMINGO) FEDERAÇAO GAÚCHA
• 06-06 (SEGUNDA) FEDERAÇAO GAÚCHA
• 07-06 ( TERÇA) CADICA BORGETTI – CIA DE DANÇA
• 08-06 ( QUARTA) FEDERAÇAO
• 09-06 ( QUINTA) NENHUM DE NÓS
• 10-06 (SEXTA) OS SERRANOS
• 11-06 ( SABADO) SARAU LUCINHA LINS
• 12-06 (DOMINGO) FEDERAÇAO GAÚCHA |
Captação de recursos, Promoção e Mídia
•A ROME, empresa que idealizou e promoveu todas as edições da feira, desenvolveu para este ano uma estratégia de comunicação voltada para atrair um público de maior poder aquisitivo, garantindo ainda mais o estímulo ao comércio e benefícios aos que investirem na sua realização. Também ampliou as atividades culturais e musicais para atender a demanda do público jovem que vem crescendo expressivamente nas últimas edições, e que visita a Feira principalmente em busca de diversão.
•A EXPOTCHÊ capta seus recursos através de venda de stands (55%), patrocínios (10%) e bilheteria (35%).
•Os investimentos previstos para a divulgação do evento garantem a completa cobertura do público do Distrito Federal e praças circunvizinhas.
•Além da mídia paga, o evento sempre ganhou mídia espontânea por meio de matérias jornalísticas e esteve em evidência durante todo o período de sua realização.
•Quanto à eficiência dos veículos de comunicação e formas de divulgação do evento: 55,9% souberam através de anúncio na TV e 33% através de Front light.
•A campanha publicitária se iniciou em 15 de maio de forma branda e se concentrou no decêndio do evento.
•O plano de comunicação manteve, em grande parte, estratégias que visavam explorar o lado festivo do evento, focando a ampliação de penetração nas classes A e B. O evento foi abordado enquanto uma festa ao invés de feira.
PLANO DE MÍDIA
•Front lights: foram colocados 15 (quinze) nas principais vias de ligação do DF e no centro de Brasília. Os primeiros tiveram a temática da tradição gaúcha e ficaram expostos no período de 15 de maio a 12 de junho; público: faixa etária superior; a segunda leva terá uma temática de diversão e ficará exposta no mesmo período; público: jovens.
•Rádio: foi dividido em dois períodos; um divulgando a Expotchê como um todo, de 27/05 a 04/06, e outro divulgando cada show, de 02/06 a 12/06, ambos realizados através das principais emissoras.
•Revistas: ½(meia) página da VEJA, edição antes feira; e VEJA 27.000 encartes de divulgação da feira, adicionados de 27 mil convites; REVISTA SETE página inteira – 2 anúncios capa e contra-capa.
•Televisão: TVs Globo, SBT, Record dentro de uma programação que abrange todas as faixas etárias e sociais. Comerciais de 30 segundos, divididos tematicamente da mesma forma que os front lights. O primeiro veiculado de 27/05 a 04/06 e o segundo de 02/06 a 10/06;
•Jornal: O esforço foi dividido em dois momentos: um divulgando o evento como um todo no Correio Brasiliense, no período de 28 a 31 de maio; e o segundo divulgou diariamente os shows em particular, no Caderno 2, de 01 a 12 de junho. A esse esforço soma-se a ação da assessoria de imprensa, especialmente na cobertura dos shows;
•Internet: foi anunciado em Site informativo, por 2 (dois) meses, de 17 de abril a 12 de junho;
Também foi lançado nesta edição o site oficial do evento: www.expotche.com.br. No mês de maio e junho o site recebeu 15.000 visitantes.
Para a próxima edição o uso do site será incentivado junto a expositores e público em geral com a criação de várias atividades interativas, como concursos e sorteios de ingressos e brindes.
A parte comercial do evento, com a venda de estandes também poderá ser feita pelo site.
MATERIAL DE APOIO
Faixas: Fixação de 500 faixas, medindo 0,80 x 1,20 em pontos estratégicos da cidade e regiões circunvizinhas, destacando as atrações e período do evento.
Cartazes: Confecção e distribuição de 10.000 cartazes em pontos de venda do DF, órgãos públicos, entorno e outros locais selecionados.
Banners: 40 banners de 3,00 x 1,20m afixados no interior da feira.
VEÍCULO EM %
• TV 54,50 %
• Rede Globo 78,26
• SBT 13,04
• Rede Record 8,70
• RÁDIO 4,98 %
• 105 FM 100,00
• FRONT LIGHT 31,99 %
• Produção 40,00
• Veiculação 60,00
• REVISTA 8,53 %
• Veja – ½ pág. 28,78
• Veja- 27.000 encartes 55,56
• SETE- pág. inteira 15,66
• TOTAL GERAL 100% |
6) Desempenho - Geração de Negócios:
Objetivos alcançados:
•Fomentar o comércio de produtos oferecidos pelos expositores. Na última edição da feira o volume de negócios gerados foi estimado em R$12.000.000,00 (doze milhões de reais).
•Vários segmentos comerciais são representados no evento com destaque para vestuário e alimentação. As confecções de couro, malha, tricô e jeans tem forte representatividade no evento. No setor alimentício ganham destaque o comércio de vinhos, queijos, salames, chocolates e os restaurantes de comidas típicas (churrascarias e massas). Também participam do evento empresas de acessórios, jóias e bijouterias, artesanato, calçados e móveis.
•Gerar empregos e impostos para a região do DF e entorno e fomentar o turismo local. Na medida em que o evento mobiliza o setor de turismo , setor hoteleiro, traslado, enfim, o setor de serviços local,são feitas várias contratações a fim de atender a demanda da organização do evento bem como dos expositores (como contratação de vendedores, seguranças, garçons, equipe de limpeza, etc).
•Gerar empregos e impostos para a região do Rio Grande do Sul e fomentar o turismo do Rio Grande do Sul, pela ampla divulgação feita das tradições e belezas da região sul e pelo grande número de expositores, artistas e profissionais que se deslocam para Brasília no período do evento. Temos contado com o apoio da Secretaria de Cultura, com a Secretaria de Turismo e com Governo do Rio Grande do Sul. |
Programas de qualidade sociais e ecológicos:
Objetivos alcançados:
Promover e divulgar a cultura do Rio Grande do Sul para a população do Distrito Federal, considerando o fato de Brasília, como capital do país, reunir cidadãos de todos os estados brasileiros e também abrigar representações diplomáticas de vários países, tornando a feira muito mais ampla que uma promoção local, promovendo a integração nacional de culturas.
Incrementar a Mostra de Curtas Gaúchas através de um convênio com a Fundação Educacional e com o Sindepe (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares do Ensino Superior do DF), para maior participação estudantil na mesma.
Proporcionar aos gaúchos residentes no DF (hoje estimados em 200.000 pessoas na região do DF) um reencontro com suas raízes, momentos de congraçamento entre os Centros de Tradições e a comunidade, pela mostra de atividades culturais e tradicionalistas, retratações de fatos da história do Brasil, pelas montagens cenográficas de importantes pontos turísticos ligados à história da colonização do nosso país.
Proporcionar aos habitantes e turistas do Distrito Federal, opções de lazer e entretenimento, oferecendo diversificada programação musical e cultural. |
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