Chaiman´s Award 2005
Para uma viagem de apenas 4 dias, era preciso descobrir um lugar diferente e atraente...
Um roteiro inesquecível para os melhores distribuidores Ford. Com esse objetivo, em Abril de 2006, a Queensberry Viagens e Turismo, através de seu departamento de Viagens Especiais e Incentivos, criou e organizou - em parceria com a American Express Business Travel - a viagem "Expedição à Cartagena : atravessando muralhas... descobrindo tesouros" - Chairman’s Award 2005 - para a empresa Ford Motor Company Brasil Ltda, que contou com a participação de 12 premiados, seus acompanhantes e representantes da empresa, totalizando 31 passageiros e que foi realizada no período de 28/Abril a 1º Maio de 2006 para Cartagena das Índias, Colômbia.
Este Programa de Qualidade é realizado anualmente desde 1992, mobilizando distribuidores Ford em todo o Brasil. Os proprietários das 12 distribuidoras que atingirem mensalmente durante um ano o melhor índice no atendimento ao cliente - tanto em vendas de veículos novos como no pós vendas - são premiados com uma viagem muito especial. Os principais avaliadores são os próprios clientes, que manifestam sua satisfação através do preenchimento de um questionário, o QCP – Qualidade, Compromisso e Participação. |
PARA ONDE IR EM APENAS 4 DIAS? o roteiro "Expedição à Cartagena..." foi criado exclusivamente para os premiados Ford. Tomamos por base um destino próximo, na América do Sul, a pedido do próprio cliente. Afinal, a estada era curta. Além disso, teria que ser um lugar atraente e não muito conhecido, já que os vencedores eram pessoas viajadas e experientes. Outro requisito era que o destino apresentasse diferenciais em relação aos últimos roteiros, realizados na Argentina e Perú.
POR QUE CARTAGENA? Após analisar o perfil da empresa e premiados (todos casais, bastante viajados e acostumados com excelentes hotéis e serviços) sugerimos Cartagena das Indias por apresentar excelente estrutura turística, esbanjar história, cultura, muita beleza e pouca chance dos participantes já terem visitado por conta própria. NOSSO GRANDE DESAFIO FOI PREPARAR ATIVIDADES DIFERENCIADAS E ATRAENTES, para superar o fato do país não ser um destino turístico extremamente cobiçado e por ter fama de apresentar problemas de segurança.
ESTRATÉGIA - SITE INSPECTION: Para ter condições de alcançar nosso objetivo, fizemos uma inspeção ao destino meses antes do embarque oficial, onde a diretoria da Queensberry, juntamente com a American Express e o cliente Ford foram conferir de perto as atrações selecionadas para o grupo.
COMO GARANTIR O SUCESSO?
1 - UMA LOGÍSTICA ESPECIAL foi criada para que a equipe de trabalho local e a coordenação do Brasil presentes, checassem passo a passo todas as atividades. Foi dada ATENÇÃO MÁXIMA AOS DETALHES, para que tudo estivesse perfeito. Por motivo de precaução, também solicitamos APOIO DA POLÍCIA LOCAL, que acompanhou o grupo discretamente em suas atividades, sem gerar sustos ou reações exageradas. A organização também contou com o apoio do plantão Queensberry, baseado em São Paulo e à disposição 24 horas para qualquer emergência.
2 - CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA QUE OS PREMIADOS SE SENTISSEM ESPECIAIS – Traçamos também um cronograma de ações para que, desde o primeiro momento, os premiados se sentissem especiais. Este cronograma também tinha o objetivo de despertar uma boa expectativa e curiosidade sobre o destino, já que os premiados da premiação Chairman’s só descobrem para onde irão um mês antes do embarque.
3 - CENTRAL DE ATENDIMENTO AO PREMIADO - Foi criada uma central de atendimento para que os premiados pudessem tirar dúvidas sobre o destino, sobre a documentação necessária ou sobre o roteiro em si. Esta Central também coletava todas as informações necessárias sobre os participantes: eventuais restrições alimentares, médicas, se fumantes ou não, preferências do tipo de cama, etc .
4 - PARA INSTIGAR E INFORMAR O PREMIADO – Antecipando a programação os premiados receberam em suas residências: uma carta-convite da Ford comunicando o prêmio aos ganhadores e um magnífico ensaio fotográfico com imagens de Cartagena. Posteriormente, foi enviado um kit completo, com dicas, porta documentos, bolsa de viagem e outros ítens, todos personalizados com o nome dos ganhadores e da campanha.
5 - SOUVENIR PARA GUARDAR PARA SEMPRE - Para registrar todos os momentos inesquecíveis em Cartagena, um fotógrafo acompanhou o grupo em todas as atividades. De volta ao Brasil, todos receberam de presente um CD com as fotos da viagem. |
Esta viagem tinha o objetivo e desafio de ser única e inesquecível para os premiados, além de ser cercada de luxo e exclusividade. Abaixo, os detalhes que fizeram a diferença:
-Fretamento de uma aeronave exclusiva do Brasil até Cartagena (ida/volta)
-Encostos de cabeça personalizados com logotipo Ford nas poltronas da aeronave e transporte em Cartagena;
-Coquetel pré-embarque na sala Vip da American Express – Aeroporto de Guarulhos
-Acomodação no Hotel Sofitel Santa Clara, antigo convento do século XV, em apartamentos superiores.
-Fotógrafo presente em todas as atividades;
-Entrega de gifts nos apartamentos diariamente
-Jantar temático exclusivo “Noite Caribenha”: com traslados diferenciados, músicos e decoração especial
-Aluguel de um “yacht” para passeio ao Forte “Castillo de San Fernando de Bocachica” e Clube Náutico Punta Iguana - Clube fechado à sócios e que, mediante autorização especial, excepcionalmente acolheu o grupo para um dia de praia e descontração.
-Traslado em carruagens abertas para o jantar de premiação, realizado na Casa Museu Rafael Nuñez, onde os premiados foram recepcionados por staff vestido em trajes de época e entraram no histórico museu sobre um belíssimo tapete vermelho. Ainda nesta noite houve um coquetel ao som de um quarteto clássico, além de um jantar com menu altamente sofisticado, servido em uma mesa única de 31 lugares (executada especialmente para o evento). O jantar foi seguido de entrega de troféus, pin de ouro, pingente de esmeralda e uma homenagem aos premiados através do vídeo “arquivo confidencial”.
PROGRAMAÇÃO
28 DE ABRIL
-Embarque pela manhã em aeronave fretada com destino à Cartagena
Ao chegar no aeroporto, os hóspedes foram recepcionados pelo staff Queensberry e American Express, onde o PRÉ-CHECK IN já havia sido realizado e todos os boarding passes já estavam prontos, bastando despachar a bagagem. Após o check in foi realizado um EXCLUSIVO COQUETEL NA SALA VIP AMERICAN EXPRESS do aeroporto de Guarulhos.
Ao entrar na aeronave, os convidados foram surpreendidos com ENCOSTOS DE CABEÇA PERSONALIZADOS E UM SPEECH DE BOAS VINDAS DO COMANDANTE. Para conforto a bordo, revistas variadas foram disponibilizadas e um MENU ESPECIAL foi servido.
-Ao chegar em Cartagena a equipe de apoio local recepcionou os passageiros antes da aduana. Os PROCEDIMENTOS DE IMIGRAÇÃO FORAM EXCLUSIVOS AO GRUPO pois a aeronave fretada não passou por Bogotá. As bagagens já previamente etiquetadas seguiram em transporte separado imediatamente ao hotel para colocação nos apartamentos antes da chegada dos hóspedes. Durante toda a estada em Cartagena os VEÍCULOS UTILIZADOS FORAM PERSONALIZADOS COM O LOGOTIPO DA EMPRESA e todo o cuidado foi tomado para que os meios de transporte não fossem de marcas fortes concorrentes da marca Ford.
-Após o CHECK IN EXCLUSIVO NO HOTEL SOFITEL SANTA CLARA, em área especial com sucos, CANAPÉS E CHAMPAGNE, os convidados subiram aos apartamentos para descanso.
NOS APARTAMENTOS havia uma cesta de frutas sobre a mesa, uma caixa personalizada de chocolates e um LIVRO DO RENOMADO ESCRITOR COLOMBIANO GABRIEL GARCIA MARQUEZ, cuja história se passa no convento onde hoje está situado o hotel Sofitel, com UMA DEDICATÓRIA EXCLUSIVA DO AUTOR e também uma carta de boas vindas da empresa.
-À noite, após o descanso e para entrar no clima de festividade, foi realizado um EXCLUSIVO JANTAR TEMÁTICO, uma legítima “Noite Caribenha” com TRASLADO ao local do evento EM “CHIVA” (TRADICIONAL ÔNIBUS COLOMBIANO RESERVADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GRUPO), ao som de músicos locais, drink de boas vindas e onde todos puderam dançar e descontrair durante o trajeto. Para completar a animação a bordo, um par de maracas foi entregue a cada passageiro.
O LOCAL DO EVENTO FOI TODO DECORADO COM O TEMA “CARIBE”: FLORES, FRUTAS E TOCHAS. O grupo foi recepcionado com staff e garçons em trajes típicos, mesas decoradas com toalhas especiais, arranjos de flores, frutas e velas, e como destaque menus especiais executados a mão. Como não poderia deixar de ser, MÚSICOS TOCANDO MARIMBA AO VIVO para entreter e animar a noite.
O JANTAR foi alegre, ao ar livre, no terraço do restaurante San Pedro e COM MAGNÍFICA VISTA DA CIDADE HISTÓRICA ILUMINADA. Para terminar a tão animada noite, uma esticada para degustação na cervejaria Palos de Moguer, localizada nas muralhas de Cartagena, desfrutando de uma vista espetacular.
-Pernoite no Hotel Sofitel Santa Clara. GIFT NOS APARTAMENTOS: MINI-CHIVAS COM O LOGOTIPO FORD PARA RECORDAÇÃO DA ANIMADA NOITE + mensagem Ford sobre as atividades do dia seguinte.
29 DE ABRIL
- Após o café da manhã o grupo saiu para TOUR DA CIDADE incluindo visita ao Forte de San Felipe de Barajas, Monastério de La Popa, Baluarte Santa Catalina E COMPRAS
-Almoço no tradicional restaurante La Vitrola e tour a pé pelo centro histórico, repleto de museus, lojas e galerias de arte. O CARDÁPIO PARA ESTE DIA FOI IMPRESSO EM UM ANTIGO DISCO DE VINIL, PERSONALIZADO, PARA QUE TODOS O LEVASSEM PARA CASA COMO RECORDAÇÃO.
-À noite o JANTAR FOI NO RESTAURANTE EL SANTISIMO, RESTAURANTE TEMÁTICO DA MODA ONDE OS MENUS E SALAS SÃO BASEADOS EM UMA CULTURA DE NOMES RELIGIOSOS, INSINUANTES PECADOS E MANDAMENTOS... um local para ver e ser visto, apreciando a vida noturna da cidade.
-Pernoite no Hotel Sofitel Santa Clara. GIFTS NOS APARTAMENTOS : BOLSA DE PALHA E VISEIRAS PARA AS MULHERES E CHAPÉUS PARA OS HOMENS. Caixa personalizada de chocolate como “boa noite” + mensagem Ford preparando o grupo para as atividades do dia seguinte.
30 DE ABRIL
-Após o café da manhã, saída para um DIA INTEIRO DE MAR, SOL E PRAIA! Aproveitando a maravilhosa ÁGUA VERDE ESMERALDA DO MAR DO CARIBE COLOMBIANO.
-A saída foi em ônibus privativo até a marina de Cartagena onde, para deleite e surpresa dos convidados, um PORTENTOSO YACHT EXCLUSIVO OS AGUARDAVA. A bordo, comidinhas e bebidinhas para o curto trajeto visitando o Forte Castillo de San Fernando de Bocachica e o Clube Náutico Punta Iguana, localizado na Ilha de Barú.
O Clube Náutico é restrito a sócios e uma autorização especial foi concedida para que nosso grupo pudesse desfrutar da excelente estrutura.
Um DESCONTRAÍDO CHURRASCO COM BAR ABERTO E SERVIÇO DE GARÇONS NA PRAIA FOI ORGANIZADO.
Toda a estrutura de toalhas, cadeiras de praia, música, vestiários, etc foi disponibilizada ao grupo, cuja única preocupação era se divertir e relaxar para aproveitar posteriormente as atividades que ainda estavam por vir. O retorno ao hotel foi no final de tarde e os convidados ainda tiveram tempo para se preparar para a grande noite de premiação “Chairman´s Award 2005”.
-PARA A NOITE MAIS IMPORTANTE DA VIAGEM, OS CONVIDADOS FORAM TRANSPORTADOS EM CARRUAGENS ABERTAS PELO CENTRO HISTÓRICO DE CARTAGENA (01 CARRUAGEM POR CASAL) até a Casa Museu Rafael Nuñez, localizada fora das muralhas da cidade, e que foi residência do renomado presidente colombiano Don Rafael Nuñez. O local foi alugado com exclusividade para a noite. O ESTILO COLONIAL CARIBENHO DA RESIDÊNCIA E SEU MAGNÍFICO JARDIM FORAM TOMADOS COMO REFERÊNCIA PARA TODO O SERVIÇO DE DECORAÇÃO E TEMÁTICA DA NOITE. O catering foi realizado pelo hotel Sofitel e contou com TOALHA DE LINHO E MESA ÚNICA DE 31 LUGARES, PREPARADA EXCLUSIVAMENTE PARA O EVENTO. TALHERES DE PRATA, CRISTAIS, VELAS E FLORES NÃO FORAM ESQUECIDOS. Os banheiros e outros ambientes também foram decorados com flores e acessórios especiais.
COM A AJUDA DA POLÍCIA LOCAL, AS RUAS DO HOTEL ATÉ O MUSEU FORAM INTERDITADAS e os convidados desfrutaram da exclusividade do momento, deslumbrando-se, mais uma vez, com a magnífica cidade e com seus prédios históricos iluminados. À CHEGADA, CADA PREMIADO E SEU ACOMPANHANTE ERAM RECEPCIONADOS POR UM CASAL VESTIDO EM TRAJES DA ÉPOCA COLONIAL, REPRESENTANDO OS “SENHORIOS DONOS DA CASA”. EM SEGUIDA, DESEMBARCAVAM EM UM TAPETE VERMELHO, CIRCUNDADO POR TOCHAS, QUE OS GUIAVA ATÉ O JARDIM ONDE UM COQUETEL DE BOAS VINDAS OS AGUARDAVA.
O jardim foi completamente decorado com sofás, flores, pequenas mesas de apoio e iluminação especial, valorizando o ambiente e as magníficas árvores centenárias.
Durante o coquetel, um quarteto de músicos clássicos animou a noite.
A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO FOI REALIZADA NO JARDIM, COM DISCURSO DO DIRETOR DA FORD. FORAM ENTREGUES OS PINS DE OURO DA PREMIAÇÃO CHAIRMAN’S AOS VENCEDORES E, COMO SURPRESA, ÀS ESPOSAS, UM DELICADO E ESPECIAL PINGENTE DE ESMERALDA.
O JANTAR FOI REALIZADO NO ANDAR SUPERIOR DA CASA, EM SALA ESPECIAL, PARA A QUAL FOI NECESSÁRIA UMA AUTORIZAÇÃO MINISTERIAL PARA QUE PUDESSE SER UTILIZADA. Geralmente só se aceitam eventos no jardim, já que a RESIDÊNCIA É HISTÓRICA, TODA CONSTRUÍDA EM MADEIRA E TEM STATUS DE MUSEU, COM MÓVEIS DE ÉPOCA E PEÇAS RARAS E VALIOSAS. Por este motivo, FOI CONSTRUÍDA ESPECIALMENTE A MESA DE 31 LUGARES - EXATAMENTE O NÚMERO TOTAL DE PARTICIPANTES DO GRUPO. O jantar foi sofisticado, com 04 pratos, lugares marcados e menus impressos exclusivos.
Após o café, licores e charutos foram servidos no andar de baixo com vista para o jardim. Os convidados seguiram para o encerramento da noite, onde FOI APRESENTADO UM DIVERTIDO E EMOCIONANTE VÍDEO COM DEPOIMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS DAS DISTRIBUIDORAS, FILHOS E ESPOSAS, SOBRE OS PREMIADOS E SUAS RESPECTIVAS TRAJETÓRIAS ATÉ GANHAR O PRÊMIO. Ao sair da residência o casal em trajes típicos entregou 01 rosa colombiana para cada mulher presente.
-Pernoite no Hotel Sofitel Santa Clara. GIFTS NOS APARTAMENTOS : caixa personalizada de chocolate, ESCULTURA EM MINIATURA REPRESENTANDO FIGURAS PRÉ-COLOMBINAS + mensagem de despedida Ford.
01 DE MAIO
-Dia de retornar ao Brasil !
-Após o café da manhã e check out, o grupo foi transportado ao aeroporto para embarque em VÔO FRETADO COM DESTINO AO BRASIL. As malas foram recolhidas antecipadamente e enviadas em caminhão separado. O grupo aguardou o embarque na sala VIP da Avianca.
A bordo, FOI ENTREGUE COMO SURPRESA A CADA CASAL UM CD PERSONALIZADO CONTENDO FOTOS DA VIAGEM.
Chegada ao Brasil no final do dia, recepção por staff Queensberry e American Express e conexão para as cidades de origem. |
A premiação Chairman's Award tem sempre grande repercussão junto aos 347 distribuidores Ford, já que o prêmio proporciona status às 12 empresas vencedoras. O impacto da premiação foi, segundo a diretoria da Ford, muito positivo sendo o prêmio divulgado nos sites de distribuidores Ford em todo o Brasil e em várias ações locais, anúncios em jornais e publicação de matérias em revistas nas cidades em que as empresas vencedoras se localizam, já que este representa o mais alto grau de excelência no atendimento ao cliente.
Quanto a viagem em si, a Ford acredita que muito mais que um prêmio, esta é uma grande oportunidade de desenvolver um relacionamento mais próximo junto aos distribuidores, além da possibilidade de transmitir conhecimento e cultura percorrendo distintos países e realidades diferentes da brasileira.
A confirmação deste fato veio através de uma avaliação preenchida pelos premiados onde todos os ítens da organização e roteiro foram avaliados, proporcionando primeiramente à Ford, bem como à Queensberry e American Express, um resultado excelente : 96% dos premiados avaliaram a programação como - ótima e muito boa e 4% boa. Muitos citaram a aproximação e oportunidade de relacionamento com a diretoria em um momento de descontração como fator extremamente importante, além da oportunidade de
conhecer novas culturas.
O Chairman's Award 2005 como um todo foi considerado um sucesso pelos organizadores e o resultado que a Ford acredita ser o mais importante é o empenho que os premiados e suas concessionárias passam a demonstrar após o reconhecimento e premiação com uma viagem deste nível. Afinal, buscam cada vez mais ser reconhecidos como um "Chairman´s", não só pelo prêmio, mas principalmente pelo que ele representa perante toda a Diretoria e Presidência da Ford. É fundamental alcançar as metas e objetivos em vendas e satisfação do cliente desta renomada empresa multinacional. |
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