XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia - 03 a 06 de setembro de 2005 - Centro de Convenções do Ceará - Fortaleza, Ceará - www.cbo2005.com.br
Título e Marca: O XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia trouxe a importância de trinta anos de história que separam dois importantes Congressos Brasileiros de Oftalmologia realizados em Fortaleza: o XVIII, em 1975, e o XXXIII, em 2005. Passaram-se 30 anos para o maior evento da oftalmologia brasileira retornar à Fortaleza.
Em 1975, presidido pelo oftalmologista Dr. Leiria de Andrade Jr., o XVIII CBO recebeu cerca de 1.500 profissionais e em 2005 o Congresso foi presidido por seu filho, Dr. Leiria de Andrade Neto e contou com a presença de 5.394 participantes.
Assim, a Arx Eventos, juntamente com a Comissão do evento, trabalharam a mesma logomarca da edição realizada em 1975, dando nova roupagem para a utilizarem no evento de 2005.
Tema: Programação Científica
O evento trouxe inovação científica para a oftalmologia nacional e contou com o tema central “Refratometria” (prescrição de óculos). Alguns dos outros temas abordados foram: Catarata; Cirurgia Refrativa; Córnea/Doenças Externas; Estrabismo; Glaucoma; Lentes de Contato; Neuroftalmologia; Oftalmologia Pediátrica; Oncologia em Oftalmologia; Prevenção; Retina e Vítreo; Vias Lacrimais; Visão Subnormal.
Periodicidade de Realização: Sendo o segundo maior evento da especialidade no mundo, este Congresso é bianual.
Abrangência: Com abrangência nacional, contou também com participantes de Portugal, Cabo Verde, Argentina, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos e Canadá.
Data/Período: A data escolhida foi 3 a 6/09/2005.
Local/Cidade/Estado: Um breve histórico sobre a captação do evento: Após 4 anos de incansável trabalho por parte do Dr. Leiria Neto e da Arx Eventos, Fortaleza foi escolhida para sediar o XXXIII CBO. A divulgação do “Destino Ceará” e o forte trabalho de sensibilização dos membros da Diretoria do CBO teve início em 1999 durante o XXX Congresso Brasileiro, realizado em Recife. Em 2003, na cidade de Salvador, foi montado um ousado e inovador trabalho de captação, com o apoio do Convention Bureau e do Governo do Ceará. O resultado foi um surpreendente número de votos a favor da realização do evento no Ceará.
Para o local de realização do evento foi escolhido o Centro de Convenções do Ceará. Foram utilizados 1 auditório para mil pessoas, 3 auditórios para 400 pessoas, 6 auditórios para 300 pessoas, 2 mini-auditórios para 110 pessoas e 5 salas com capacidade entre 45 e 50 pessoas.
Agenda e Programa do Evento
03 de setembro: Conferências magnas sobre o tema oficial “Refratometria”; Conferência CBO “A Retina que eu vivi”; Simpósio de Defesa de Classe e Mobilização Profissional; 11 Cursos; 9 Simpósios CBO; 4 Simpósios de Sociedades Filiadas; 2 Sessões de Vídeos; 2 Sessões de Temas Livres.
04 de setembro: 34 Cursos; 9 Simpósios CBO; 4 Simpósios de Sociedades Filiadas; 1 Simpósio de Banco de Olhos; 1 Sessão do Arquivo Brasileiro de Oftalmologia; 6 Sessões de Temas Livres; 1 Wet Lab Malks; 3 Simpósios Satélites.
05 de setembro: 36 Cursos; 7 Simpósios CBO; 3 Simpósios de Sociedades Filiadas; 8 Sessões de Temas Livres; 1 Fórum de Resistentes; 1 Encontro de Residentes; 3 Simpósios Satélites.
06 de setembro: 34 Cursos; 6 Simpósios CBO; 4 Simpósios de Sociedades Filiadas; 8 Sessões de Temas Livres.
Eventos e Atividades Paralelas: A programação social do Congresso foi um espetáculo à parte. As etapas serão detalhadas no item Conteúdo.
Solenidade e Festa de Abertura; Festa das Acompanhantes; Festa de Confraternização e Festa de Encerramento.
Número de Participantes: 5.394 congressistas; 1.337 expositores; 16 palestrantes internacionais; 785 palestrantes nacionais.
Entidade Promotora, Co-Promotoras e Apoiadoras
O XXXIII CBO foi promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com o apoio da Sociedade de Oftalmologia do Ceará e da Cooperativa Médicos Oftalmologistas do Ceará. O evento contou com apoio das seguintes entidades: Banco do Nordeste; CDL; FIEC; Convention Bureau; SETUR; Secretaria de Saúde do Ceará; Unimed Fortaleza.
Patrocinadores e Expositores - Lançamento Comercial: O XXXIII CBO, juntamente com a Arx, realizou em setembro de 2004, no Rio de Janeiro, o lançamento comercial para os potenciais patrocinadores. Na ocasião, foi apresentado o projeto comercial de patrocínio e a planta de exposição.
Empresas: O evento contou com a participação de 66 empresas expositoras. A feira teve área total de 1.953m2, distribuídos em três pavilhões do Centro de Convenções.
O Manual do expositor, elaborado pela Arx, foi enviado para as empresas e continha todas as informações técnicas e operacionais do evento. |
Data e Local do Evento: Como se não bastassem os atrativos naturais do Ceará, o Estado ainda oferece uma eclética cultura, inigualável culinária e rico artesanato. Foram esses alguns dos motivos que credenciaram Fortaleza para trazer de volta, após 30 anos, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Para a edição de 2005 foi escolhida a data de 3 a 6/09. Foi também levado em consideração o feriado do dia 7, quarta-feira, o que auxiliou na redução de dias de ausência do trabalho e propiciou maior adesão ao turismo na cidade. O local de realização do evento foi o Centro de Convenções do Ceará.
Promotor: O evento foi promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. O CBO tem por finalidade atuar como órgão máximo da Oftalmologia Nacional congregando os oftalmologistas brasileiros, além de promover eventos, manter publicações, incentivar a pesquisa oftalmológica, entre outros.
Programação
O programa científico foi uma outra grande atração do evento, pois trouxe inovação científica para a oftalmologia nacional.
Programação Social
A Solenidade e Festa de Abertura foram realizadas no Clube dos Diários, dia 3/09, com o tema: “Uma inesquecível noite Cearense”. Recepcionando os convidados foi montado um cenário vivo com rendeira, artesão de garrafinhas de areia colorida e um oratório com a imagem de Padre Cícero. A solenidade foi iniciada com estrofes da obra “Roteiro Sentimental” do compositor cearense Martins D’Alvarez. Após o cerimonial iniciou-se o jantar dançante com shows de Raimundo Fagner e o sanfoneiro Waldonys.
A Festa das Acompanhantes foi realizada no dia 5/09, no Buffet La Maison, ganhador do Prêmio Caio em 2002 e 2003. Foi uma tarde de atividades como: show de David Duarte, sorteios, exposição de lojas de artesanato e área de lazer para as crianças.
A Festa de Confraternização “Nigth Club”, dia 5/09, foi realizada no Mucuripe Club, espaço singular de entretenimento que reúne em um só lugar seis ambientes com boates. A noite contou com o show do cantor e compositor Belchior e da banda Dona Zefa. Após a meia noite, todas as boates funcionaram com DJs.
Para encerrar o Congresso, “Uma inesquecível noite brasileira” serviu para comemorar o sucesso do evento com shows do cantor Ricardo Chaves e da banda Caribbean Kings. A festa foi realizada dia 6/09, no Clube dos Diários. Nesta festa foi realizado o sorteio de um carro 0km para os congressistas. A decoração destacou o verde e amarelo, visto que o dia seguinte, 7/09, comemorou-se a Independência do Brasil.
Empresa Organizadora
A Arx Eventos foi contratada como empresa organizadora, encarregada do planejamento, parte operacional, logística, recebimento de inscrições, recepcionistas, fornecedores, controle de produtos e serviços adquiridos e captação de recursos.
Há nove anos no mercado, a Arx Eventos atua na organização de eventos técnico-científicos, sobretudo na área da saúde.
Atualmente é a única empresa no Brasil especializada em organização de eventos médicos a ser certificada na ISO 9001, com acreditação internacional.
Instalada em uma moderna estrutura, sua sede própria de 520 m2, é hoje a maior e mais completa empresa de organização de congressos do Ceará e uma das maiores do Nordeste.
Portfólio (Alguns dos Principais eventos)
2007 (Eventos Captados): XI Cong. Brasileiro de Sono; Encontro Científico Brasil-Austrália de Medicina de Urgência
2006: XXXVIII Cong. Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia*; XXXIII Cong. Brasileiro de Pneumologia; Conferência Brasileira de HIV/AIDS e Hepatites Virais
2005: V Congr. Norte-Nordeste de Medicina Intensiva; XV Cong. Internacional de Derecho Registral do CINDER
2004: XXI Encontro Nacional dos Procuradores da República; II Jornada Lyonesa no Brasil de Cirurgia do Joelho
2003: VIII Cong. Brasileiro de Transplantes; IX Cong. da Sociedade Brasileira de Coluna
2002: 54º Cong. Brasileiro de Enfermagem; XXI Jornada Norte-Nordeste de Dermatologia
2001: XXVIII Cong. Brasileiro de Urologia; IV Cong. da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo
2000: XXXI Cong. Brasileiro de Pediatria; III Congr. da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis
1999: XIX Cong. da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia; XXX Cong. Brasileiro de Odontologia
1998: XI Cong. Norte Nordeste de Oftalmologia; 12º Congr. Nacional do Ministério Público
1997: Seminário Internacional da Castanha de Caju; XXIV Cong. Brasileiro de Análises Clínicas*
* evento realizado em parceria com outra empresa
Divulgação do Evento
O trabalho de divulgação do XXXIII CBO foi intenso, onde buscamos enfatizar as belezas do Ceará como suas praias, artesanato, cultura, etc. Como exemplo o 3º Comunicado que possuía na capa imagens do Ceará com o seguinte texto: “Pense num Congresso Pai D’égua! Pense num povo de fé, num visual de primeira, num sertão invocado, numa serra arrumada e num litoral joiado”.
O 6º Comunicado, com o tema Fé, apresentou a crença dos cearenses e foi enviado para os oftalmologistas com uma fitinha de São Francisco.
Obs.: Do 1º Comunicado ao 9º Comunicado foram produzidos 12.000 unidades de cada e 6.000 do 10º, totalizando 114.000 volumes. |
Cordões de Crachás: Com o apoio adquirido por uma das empresas expositoras, a mesma foi responsável em elaborar e nos enviar os cordões com mosquetão para os crachás de todos os participantes. O referido cordão foi elaborado em São Paulo e enviado para Fortaleza. Três dias antes do evento a pessoa responsável da empresa expositora proibiu a utilização dos cordões no evento, possuíam a logomarca de um dos medicamentos da empresa, o que não é permitido de acordo com a Resolução 102 da Anvisa. Neste período, todo o material dos congressistas já estava montado em envelopes com os seus respectivos crachás. A solução dada à empresa foi à fixação da bula do medicamento no verso do crachá, através de um adesivo. Após muita negociação com a patrocinadora, esta aceitou na véspera do evento.
Climatização da Secretaria do Evento: A quantidade contrata de aparelhos de ar condicionado para a secretaria, construída no estacionamento externo do Centro de Convenções, não foi suficiente para atender a demanda, mesmo com a confirmação do fornecedor que disse que seria o suficiente.
No primeiro dia de funcionamento da secretaria, dia anterior ao início do evento, foi verificado que a climatização não estava adequada. Neste mesmo dia, à noite, conseguimos que um outro fornecedor que foi ao local da secretaria para acrescentar uma maior carga à climatização e com isto, na manhã do dia seguinte já estava tudo em perfeito funcionamento.
Local da Festa de Encerramento: A quantidade de inscritos superou as expectativas e fez como que o eventoo alterasse o local da Festa de Encerramento, pois teve que ser realizada num local maior. O trabalho de organização da mudança da estrutura da festa foi realizado em tempo hábil. Tratava-se de uma festa para 5 mil pessoas e toda esta estrutura foi realocada e adequada sem maiores transtornos.
Secretaria do evento: Limitada ao espaço reduzido do Centro de Convenções para acomodar a estrutura necessária para o evento, a Secretaria do Congresso foi montada no estacionamento (área externa). Foi necessária mudança na área, como retirada de alambrados, nivelamento de piso e colocar uma árvore dentro da Secretaria.
Foram construídos dois espaços com toldos climatizados, sendo um para atendimento aos pré-inscritos e o outro para os novos inscritos.
Auditórios do Centro de Convenções: Para atender as necessidades de quantidade de salas e auditórios, foi contratado fornecedor de divisórias acústicas (Arte Piso) que construiu paredes duplas com estrutura metálica dupla em aço galvanizado, fechamento com chapas de mdf revestida com carpete, montado sobre base de madeira, com isolamento de manta de polietileno no piso, paredes e teto para proporcionar o melhor isolamento acústico possível. Estas paredes foram construídas no Bloco F Superior para acomodar 06 auditórios e no Bloco E 02 auditórios. |
Comparar com edições anteriores
Inscrições (Público): Em 2003, na cidade de Salvador, o Congresso teve 3.423 inscritos e em 2005, em Fortaleza, o XXXIII CBO obteve 5.394 inscrições.
Financeiro (Receitas Comerciais): A edição de 2001, realizada em São Paulo, apresentou como receita de patrocínios e estandes o valor de R$ 1.193.224,00. A edição do XXXII Congresso, realizado em 2003 em Salvador (BA), apresentou R$ 1.232.158,50. Em Fortaleza, o XXXIII Congresso arrecadou R$ 1.694.813,40 entre a comercialização de estandes e patrocínios. Um crescimento de mais de 40%.
Relatórios de Desempenho e geração de Negócios/Geração de Empregos Diretos e Indiretos: O evento atingiu vários recordes na história dos congressos do CBO, um deles foi o da arrecadação financeira. A arrecadação com inscrição somou R$ 1.577.472,00 graças a um trabalho de divulgação através de 10 comunicados, além de anúncios em revistas da área e TV. O evento de 2005 atingiu o maior número de participantes de todos os CBOs.
O evento totalizou uma receita de R$ 3.272.285,40 e teve um custo total de R$ 2.613.198,11, movimentado, quase que em sua totalidade, no Ceará através da contratação de fornecedores locais de produtos e serviços.
Ao todo, 86 elos da cadeia produtiva foram beneficiados, como gráficas, buffets e hotéis. O evento representou um grande gerador de negócios para o Ceará e ainda obteve lucro que superou as expectativas dos organizadores.
O impacto econômico do evento pode ser verificado através da movimentação de setores da cadeia produtiva que gerou cerca de 939 empregos diretos temporários conforme cadastro realizado no sistema de emissão de credenciais, além de muitos outros indiretos que envolveram hotéis e restaurantes. Para exemplificar destacamos: 202 - Recepção/digitação; 45 – Buffet Oficial.
Eis a opinião de uma das empresas que estiveram envolvidas no evento:
“Através da realização dos traslados dos cerca de 5.000 participantes deste evento, geramos cerca de 50 empregos diretos, entre guias de ônibus, coordenadores dos hotéis e motoristas de vans; e ainda 40 empregos indiretos entre os motoristas de ônibus. E ainda divulgamos o turismo no Ceará, fazendo com que estes participantes do Congresso retornem ao nosso Estado em outras oportunidades”. Rubens Macedo, Diretor Comercial da Graçatur Viagens e Turismo Ltda.
Ocupação Hoteleira: Segundo a SETUR, em setembro de 2005 a taxa de ocupação da rede hoteleira atingiu 58,4%, o maior índice para o período nos últimos 6 anos. O número de desembarque no Aeroporto também foi um recorde para o período com 102.946.
Participação do Turista versus população local: O evento atraiu um grande número de participantes de outros Estados, sendo dos 5.394, apenas 409 do Ceará. Isso representa cerca de 92,4% dos congressistas oriundos de outros estados e exterior.
O Evento segundo seus participantes e expositores, proposta inicial versus realizado: Objetivando verificar a qualidade do evento a Arx Eventos aplicou, ao final do congresso, uma pesquisa de satisfação com congressistas e expositores. A média de satisfação, somando os índices ótimo e bom, atingiu 82,8%.
Após o evento, foi elaborado um periódico com depoimentos recebidos por participantes e expositores, onde destacamos:
“O XXXIII CBO foi, inegavelmente, um sucesso. Do ponto de vista científico, de público e de organização nada deixou a desejar. Esse sucesso reflete o esmero com que ele foi pensado e trabalhado a partir de setembro de 2003, quando assumimos a presidência do CBO e o Leiria Neto a presidência da Comissão Executiva do Congresso. Mas reflete bem mais a excelência da Oftalmologia brasileira e o alto nível científico e profissional do Colega brasileiro. Para atender a exigência do Colega o XXXIII CBO não poderia deixar por menos. E deu no que deu e foi o que foi: nota dez. Com justificado orgulho faço esse registro aqui, parabenizando, em especial, o Leiria Neto, os integrantes das várias Comissões organizadoras, a Diretoria e a Comissão Científica do CBO, a Arx Eventos e, por último mas não menos importantes, Simone e Bárbara Andrade, esposa e filha do Leiria, que se doaram em trabalho e apoio ao presidente e ao Congresso. Obrigado, muito obrigado a todos.” Elisabeto Ribeiro Gonçalves, Presidente do CBO (2003-2005) e Presidente de Honra do XXXIII CBO
O evento na Comunidade: No dia 04/09/2005, o evento publicou um caderno encartado no Jornal O Povo onde esclarecia várias dúvidas do público leigo. Alguns títulos das matérias publicadas: Mitos e Verdades na Oftalmologia que respondia perguntas como “Assistir à TV perto do aparelho ou trabalhar em terminais de vídeo prejudica a visão?”, “Ler dentro de veículos em movimento causa descolamento de retina?”, além de outros assuntos.
Mídia Espontânea: O trabalho realizado pela assessoria de imprensa do Congresso possibilitou a inserção de informações em diversos segmentos (refração, catarata, retinopatia diabética, glaucoma, entre outros) nos principais veículos de comunicação locais como: Jornal O Povo; Jornal Diário do Nordeste; Jornal Gazeta Mercantil; Jornal O Estado; Entrevistas ao vivo no Bom Dia Ceará; Entrevistas para jornais do Meio Dia e Jornal do 10 (Afiliada da Rede Globo). Além de entrevistas ao vivo em rádios, onde os médicos respondiam as perguntas da população. |
Responsabilidade Social e Ecológica
Após o término do evento, a sobra de materiais (programa oficial, material de publicidade e folheteria em geral) foi doada a instituições que fazem trabalho de reciclagem, refletindo o compromisso contínuo do Presidente do Congresso e da empresa organizadora com responsabilidade social e ecológica.
Para proporcionar entretenimento aos congressistas que realizaram inscrição durante o evento, foi contratado o Grupo Terapia do Riso. Um grupo formado por profissionais voluntários que realizam, há vários anos, visitas itinerantes nas unidades hospitalares de todo o país com o principal objetivo de transmitir alegria e calor humano.
O evento também contratou o Maracatu Nação Fortaleza que tem como objetivo inserir crianças e adolescentes na cultura de maracatus, e assim trazer a participação efetiva de novas gerações dando continuidade ao trabalho dos antigos mestres, para apresentação nos pavilhões de exposição.
Arx e Responsabilidade Social: É possível desenvolver ações de responsabilidade social junto à atividade de organização de eventos? A Arx Eventos vem mostrando que com criatividade e compromisso faz diferença para pessoas que precisam de auxílio.
Nos eventos em que as inscrições são gratuitas, a Arx estimula aos realizadores que solicitem dos participantes doações. Recentemente, foram entregues latas de leite em pó para a Escola Fundamental do Instituto dos Cegos. O leite foi arrecadado durante as Inscrições de um evento realizado pela Sociedade de Oftalmologia do Ceará.
Dentre as ações de responsabilidade social, a Arx também divulga em seus eventos entidades como a Banda de Lata da Associação Curumins e o Balé Edisca. Ambas atuam para o desenvolvimento de crianças de baixa renda. A empresa também destina a maior parte do papel consumido para entidades que obtém recursos com a reciclagem. Já foram beneficiadas com as diversas iniciativas: Casa do Menino Jesus, Lar Torres de Melo, e Lar São Vicente, dentre outros.
CBO e Responsabilidade Social: Ao longo de sua história, o CBO tem participado de várias ações sociais. Dentre elas, além de outros projetos que procuram facilitar o acesso dos cegos ao mercado de trabalho, pode ser destacada a parceria com a Fundação Bradesco, Micro Power e Brasil Telecom, que resultou no desenvolvimento do programa de acesso à internet para deficientes visuais, o “Virtual Vision”.
O CBO tem atuado em diversas frentes que investem definitivamente na saúde ocular da população, buscando assim, a melhoria nos índices de atendimento da demanda expressiva em Oftalmologia, através de uma interação administrativa e operacional, entre os programas existentes, tais como: Campanha de Reabilitação Visual Olho no Olho, Campanha de Retinopatia Diabética; entre outras. Entre os trabalhos realizados mencionados acima, podemos destacar os de âmbito federal: Campanha Olho no Olho (O maior projeto de saúde pública ocular no mundo. Presta assistência oftalmológica à cerca de 3,2 milhões de alunos da primeira série do ensino fundamental das escolas públicas). |
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