Centro de Convenções da Bahia
APRESENTAÇÃO
O Centro de Convenções da Bahia (CCB) foi construído em 1979 com o objetivo de atrair o importante fluxo turístico de eventos e negócios, principalmente nos períodos de baixa e média estação, visando a geração de empregos, renda (direta e indireta) para Salvador, para o Estado da Bahia, bem como para toda a cadeia produtiva do turismo de eventos e negócios.
O CCB possui uma concepção arquitetônica arrojada, funcional e moderna. Sua área total é de 153.000 m² e 57.000 m² de área construída.
Dispõe de:
- 17 auditórios moduláveis com capacidade de 60 a 2000 lugares;
- 22 salas de apoio e reuniões;
- 28.400m² de área para feiras e exposições;
- Estacionamento fechado para 1300 veículos;
- Restaurante internacional e self service além de 03 lanchonetes;
- Sala VIP, foyers, 05 camarins, palco com 347m²;
- Rede lógica de dados com cabeamento estruturado e wireless;
- Sistema de climatização, geradores de energia elétrica de emergência;
- Central de avisos, caixa eletrônico, posto de informações turísticas e acústica perfeita;
- Instalações para Posto Médico, depósitos e sinalização;
- Completa assessoria técnica para o absoluto sucesso dos eventos nele realizados.
A localização do CCB é privilegiada, em frente ao mar, com acesso fácil e rápido por largas avenidas, ficando a 15 minutos do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, a 20 minutos dos principais hotéis e do Centro Histórico e apenas 5 minutos do Terminal Rodoviário de Salvador. Em suas proximidades, encontram restaurantes, bares, cinemas, shoppings e teatros e outros serviços.
Considerado um dos melhores Centros de Convenções da América Latina, o CCB está situado em Salvador/Bahia, um grande destino turístico de nível internacional que conta com mais de 27.000 leitos de hospedagem com a presença de diversas cadeias hoteleiras internacionais e completa infra-estrutura turística.
O mercado do CCB é prioritariamente voltado para eventos regionais, nacionais e internacionais, mas, também para a realização de eventos locais, principalmente pequenos e médios eventos congressuais, feiras e solenidades, especialmente formaturas.
Tem como principais concorrentes diretos, a nível nacional, os Centros de Convenções do Anhembí, o Riocentro, o Centro de Convenções de Pernambuco, o Centro de Convenções do Ceará. Entretanto, o CCB conta com um grande diferencial em relação aos concorrentes, pela sua excelente infra-estrutura, bem como pela sua localização geográfica - no centro do litoral brasileiro - que facilita a participação de congressistas de todas as regiões do país e do exterior.
Em face também da pluralidade da sua riqueza natural e cultural além da grande diversificação dos atrativos turísticos de Salvador/Bahia, o CCB exerce uma forte influência na decisão da escolha do local para a realização de eventos, especialmente congressos, convenções, seminários e congêneres, que reflete a sua alta demanda de pauta.
Desde a sua inauguração, o CCB vem desenvolvendo ações, inclusive através de pesados investimentos, voltados a sua modernização, focado na qualidade de atendimento aos eventos, para consolidá-lo como um dos mais importantes centros de convenções da América Latina.
A presença do Centro de Convenções da Bahia é de suma importância para a cidade do Salvador, assim como para o Estado da Bahia, para a região Nordeste e para o Brasil. Tão relevante quanto a sua extraordinária importância na geração de emprego e renda é a contribuição expressiva ao desenvolvimento cultural, científico e tecnológico, funcionando como um verdadeiro "fórum" qualificado para a troca e transferência de informações, inovações e descobertas relacionadas a todas as áreas do conhecimento humano, beneficiando muito a comunidade local. |
CONTEÚDO
O Centro de Convenções da Bahia - CCB - inaugurado em março de 1979 é um equipamento âncora do turismo da cidade do Salvador/ Bahia.
De propriedade e administrado pela Empresa de Turismo da Bahia S/A - Bahiatursa - Órgão Oficial de Turismo do Estado da Bahia, o CCB é uma obra de vanguarda, sendo uma das mais modernas construções do gênero da América Latina, reunindo espaços planejados com o objetivo de oferecer uma perfeita infra-estrutura para a realização de congressos, feiras, convenções, encontros, seminários, simpósios, exposições e outros tipos de eventos.
Desde os primeiros tempos de funcionamento e até hoje, o CCB sempre apresentou resultados altamente positivos, cumprindo a sua função maior que é de equilibrar o fluxo de visitantes na cidade e aumentar os índices de ocupação hoteleira fora da alta temporada.
ESTRUTURA
O Centro de Convenções da Bahia é uma obra de vanguarda, planejada com o objetivo de oferecer uma perfeita infra-estrutura para realização de feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios, exposições e outros tipos de eventos.
Ocupa uma área de 153.000 m², sendo 57.000 m² de área construída, composta de 04 pisos além do térreo. Dispõe de 17 auditórios com capacidade entre 60 e 2.000 lugares, 22 salas de apoio com capacidade entre 30 a 120 lugares, além de sala VIP, foyers, depósitos, central telefônica e eficiente sistema de comunicação. Os auditórios e salas são moduláveis, climatizados e com excelente isolamento acústico.
O CCB dispõe também de uma área de exposição de 28.400m², com pé direito variando entre 4m e 8,50m, estacionamento para 1.300 veículos com total segurança, instalações para posto médico, serviço de reprografia, restaurantes e lanchonetes. Além dos equipamentos de qualidade disponíveis no Centro de Convenções, você também conta com apoio especializado e completa assessoria técnica para a realização do seu evento.
PRINCIPAIS DADOS TÉCNICOS E CARACTERÍSTICAS DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA BAHIA
· PROJETO:
Escritório de Arquitetura MM Roberto
. ARQUITETOS: Fernando Franklin e Othon Gomes
O CCB, com suas modernas linhas em aço, concreto e vidro. É considerada uma das mais arrojadas construções da América Latina, em seu gênero. Os seus cinco pavimentos, e a presença de auditórios e salas moduláveis, permitem a realização de eventos simultâneos.
· DATA DE INAUGURAÇÃO:
12/03/1979.
. AUDITÓRIOS E SALAS:
·Quantidade de auditórios: 17 (capacidade: 60 a 2.000 lugares)
·Quantidade de salas de apoio: 22 (capacidade: 90 a 25 lugares)
Obs: Todos os auditórios, salas e halls do 4º piso são climatizados.
ÁREAS PARA FEIRAS E EXPOSIÇÕES: · Total: 28.400 m2
PÁTIOS PARA CARGA E DESCARGA: 03
ESTACIONAMENTO:1.300 Veículos
CAMARINS: 05
RESTAURANTES: 02
LANCHONETES: 03
ELEVADORES:
· Quantidade: 04
· Capacidade carga: 1.400 kg
· Capacidade/pessoas: 20
ESCADAS ROLANTES: 08
MONTACARGA: Capacidade carga: 1.500k
ENERGIA ELÉTRICA:
· Carga total instalada: 4.419 KVA.
· Disponibilidade: 1.910 KVA.
· 02 geradores de emergência com 200 e 320 KVA cada.
REDE DE DADOS INSTALADA:
. Voz, internet e wireless
SISTEMA CONTRA INCÊNDIO:
· Splinkers
·Detectores de fumaça
·Portas corta-fogo
·Mangueiras automáticas
·Extintores
SEGURANÇA PATRIMONIAL : 24 horas |
APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES
COLABORADORES:
A equipe de trabalho do Centro de Convenções da Bahia - CCB - é formada por 27 empregados diretos da Bahiatursa, Órgão Oficial de Turismo do Estado da Bahia, proprietária e gestora do CCB e por empregados terceirizados.
Os funcionários da Bahiatursa desempenham atividades estratégicas, como administrativa, comercial, marketing, supervisão, além de atendimento ao cliente.
Os 122 funcionários terceirizados, sendo, aproximadamente 40% deles temporários, desempenham funções de apoio nas áreas de segurança, limpeza, sonorização, ambientação, recepção, manutenção preventiva e corretiva.
Todo o sistema de recrutamento e de treinamento é efetivado pela Coordenadoria Administrativa através da Gerência de Recursos Humanos, buscando-se o trabalho em equipe com o envolvimento e o comprometimento de todos os empregados nas atividades fins do Centro de Convenções da Bahia.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING:
O Centro de Convenções da Bahia desenvolve vigorosa estratégia de marketing, utilizando várias ferramentas, principalmente através de diversos canais de vendas voltados para seus negócios. O Salvador da Bahia Convention Bureau - de quem é mantenedor e parceiro – é seu principal canal, porém o CCB não deixa de utilizar outros importantes ferramentas como: Internet e e-mails próprios, propaganda e publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas.
Neste contexto de mercado, anúncios, matérias jornalísticas, áudios visuais, folhetos, folders e visitas técnica, entre outros, fazem parte de uma estratégia voltada para reduzir a sazonalidade turística e, principalmente, focada em seus clientes, a exemplo de entidades de classe, empresas organizadoras e montadoras de eventos, fundações, empresas públicas e privadas.
Por este trabalho, o Centro de Convenções da Bahia já foi agraciado por diversos prêmios, destacando-se o Word Travel Awards em 2002, merecendo destaque na revista inglesa Travel Weekly e diversos Prêmios Caio a níveis nacional e regional, entre outros.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS:
O cenário competitivo das empresas tem assistido a profundas mudanças nas últimas décadas. Este fato vem exigindo rápidas e contínuas adaptações na postura estratégica dessas empresas visando a sobrevivência e o crescimento nesses novos tempos de globalização da economia. Nesta visão, as aplicações da Tecnologia da Informação (TI) possibilitam novas alternativas de estratégia de negócios e novas possibilidades para as organizações.
"O esboço da nova era de inteligência em rede está sendo marcado por diversas tendências relativas às Tecnologias de Informação (TI). Essa nova era caracteriza-se por crescente interpenetrabilidade dos computadores nas organizações; pela convergência da mídia, computadores e rede de telecomunicações, automação de processos de trabalho; maior agregação de valor proporcionado pelas Tecnologias da Informação; aceleração da competitividade global, difusão e adoção de padrões tecnológicos globais".(IBM Consulting Group -1996).
Consciente desta realidade, ao implantar uma rede de TI eficaz, o Centro de Convenções da Bahia alavancou o negócio da empresa, tornando-a mais competitiva para o negócio e para o mercado. O Centro de Convenções da Bahia deu um grande salto na área da Tecnologia da Informação em 2005, ao planejar e implantar um arrojado Projeto de Comunicações e Rede de Dados, a um custo total aproximado de 2,5 milhões de reais, dotando-o do que há de mais moderno nesta área, permitindo voz, internet e wireless, nas velocidades de128k/256k/512k/1024k/2048k/3072k/4096k e 8128k.
JUSTIFICATIVAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO:
-Já a algum tempo o Centro de Convenções da Bahia sentia a necessidade de modernizar sua infra-estrutura de telefonia e comunicação de dados. Com a captação do mega evento ITU Americas Telecom 2005, evento voltado exclusivamente para telecomunicações, esta necessidade tornou-se mais premente. A demanda de infra-estrutura de rede exigida superava em muito as características da época. Além do mais o serviço de telecomunicações anterior não era satisfatório.
Desta forma, foi implantado um novo sistema que em muito superava a esta demanda, dotando o CCB de tecnologia de ponta neste estratégico setor, possibilitando benefícios permanentes ao empreendimento, visando consolidá-lo como um dos melhores Centros de Convenções da América Latina.
DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE TI.:
- O maior desafio referia-se às grandes dimensões do CCB. Entretanto, com as tecnologias mais atuais foi possível criar uma grande Rede Local (LAN) em todo o CCB. Esta grande LAN, com aproximadamente 1.700 pontos de voz e dados, atende a qualquer necessidade atual e futura. Outro grande desafio referia-se ao prazo de implantação, cujo tempo previsto pela sua dimensão seria de aproximadamente de 8 meses. O CCB preferiu planejar metade do tempo e utilizar a outra metade para a sua implantar um projeto muito bem definido em apenas 6 meses.
BENEFÍCIOS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
- Possibilidade de oferecer qualquer serviço de voz e dados em praticamente todas as áreas do CCB a qualquer tipo e dimensão do evento.
- Melhoria significativa na qualidade do serviço prestado.
- Melhor estética e praticidade (evitou-se fiação externa com o sistema wirelles).
- Diminuição de prazo no fornecimento dos serviços de TI.
- Facilidade dos clientes contratarem os serviços, sem a intermediação da empresa concessionária de telecomunicações.
- Melhor e mais eficiente e mais rápida assistência técnica aos eventos nesta área. |
RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS
O Centro de Convenções da Bahia, sempre teve um excelente desempenho na realização de eventos, desde a sua inauguração em 1979, realizando durante estes 27 anos 4.595 eventos, perfazendo um público de quase 17 milhões de participantes. Só para exemplificar, o seu principal auditório -Iemanjá- com 2.000 lugares, tem ocupação média anual em torno de 90%.
QUADRO DEMONSTRATIVO DE EVENTOS REALIZADOS (1979 a 2005)
ANO NºEVENTOS PÚBLICO
1979 35 149.070
1980 28 239.130
1981 76 271.000
1982 103 525.650
1983 129 503.291
1984 140 685.575
1985 147 656.430
1986 179 710.090
1987 141 338.745
1988 155 381.463
1989 172 192.460
1990 172 173.980
1991 171 195.539
1992 117 225.213
1993(1) 75 493.589
1994 250 1.156.571
1995 191 1.510.617
1996 195 810.715
1997 209 800.831
1998 215 793.113
1999 290 640.401
2000 230 760.005
2001 232 795.519
2002 220 947.316
2003 231 955.774
2004 242 912.489
2005 250 1.121.374
TOTAL 4.595 16.945.950
(1)Refere-se ao período de janeiro a março.
A participação do Centro de Convenções da Bahia no fluxo turístico da cidade é expressiva, ficando em torno de 60% o percentual de turistas/congressista participantes dos eventos regionais, nacionais, internacionais e mundiais realizados no CCB.
Por força da sua estratégia de marketing implantada, bem como pela qualidade e conforto das suas instalações, aliada a uma equipe de apoio especializada e pela completa assessoria para a organização dos eventos, o CCB apresenta excelentes perspectivas para os próximos anos, com uma alta demanda, já constando em sua pauta, eventos programados para até 2012.
O faturamento bruto em 2005 foi crescente e bastante expressivo, na ordem de aproximadamente 3,7 milhões de reais. |
PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA
O Centro de Convenções da Bahia, através da Bahiatursa, desenvolve diversos programas de qualidade, responsabilidade social e ecológica, destacando-se:
- Implantação de um sistema digital integrado de reserva de pauta, calendário, contratos e pagamentos.
- Implantação de melhorias paisagísticas na área verde.
- Efetivação de coleta seletiva de lixo com reciclagem solidária, onde todo material vendido é revertido na aquisição de cestas básicas para os colaboradores de menor poder aquisitivo.
- Incentivo aos colaboradores na doação de gêneros alimentícios para composição de cestas básicas para os colaboradores acima referidos.
- Possui Programas de Assistência Médica Suplementar, Assistência e Reabilitação do Alcoólatra, Ginástica Laboral e de Vacinação para os colaboradores.
- Mantém Programa de estágio para estudantes do 2º e 3º graus.
- Fomentou a criação da cooperativa de carregadores para eventos, com habitantes do entorno.
- Suspendeu a realização de bailes de formatura e/ou outros eventos de grande propagação sonora, atendendo solicitações da Associação dos Moradores e do Ministério Público do Meio Ambiente.
- Idealizou a criação e doou mais de 49.000 m² de sua área, para a compor o futuro Parque Ecológico das Dunas.
-Aderiu ao Programa do Menor Aprendiz com jovens com necesidades especiais.
- Implantou sistema de racionalização do uso de água e de energia elétrica. |
|
|
|
|