CARAVANA SIGA BEM CAMINHONEIRO
A marca Petrobras ocupa um nicho privilegiado na mente de todo consumidor e especialmente dos caminhoneiros. A Caravana Siga Bem Caminhoneiro foi para o trecho com a grande incumbência de manter a liderança e reforçar o consumo dos produtos BR, é claro!
Mas a Caravana Siga Bem Caminhoneiro vai muito além de uma grande promoção mercadológica. A Caravana foi uma grande ação social.
A Petrobras ciente de seu papel social mantém, desde outubro de 2003, o projeto Siga Bem Criança. O objetivo é desenvolver ações específicas de combate à exploração sexual e trabalho infantil.
Estudos realizados pela Polícia Rodoviária Federal e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos mostram que a maior parte dos crimes de exploração sexual infantil no Brasil acontece nas principais rodovias federais.
A área social da Petrobras, em conjunto com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Cobram, Companhia Brasileira de Marketing responsável pela Caravana Siga Bem Caminhoneiro lançaram a Caravana Siga Bem Criança , cuja estrutura se uniu a Caravana Siga Bem Caminhoneiro e partiu para o trecho.
Não havia dúvidas: O caminhoneiro, é o único profissional capaz de apontar ao longo da extensa rede de rodovias brasileiras onde estão estas crianças e adolescentes em situações de risco .
Mas , como sensibilizá-los para o problema ? |
Em primeiro lugar: A Caravana siga bem caminhoneiro foi até o caminhoneiro
Em segundo lugar : A Caravana tinha o ambiente certo para atrair este caminhoneiro . O caminhoneiro poderia ganhar um dos 3 caminhões Ford Cargo 2422 que foram sorteados ao longo da promoção e também poderia se classificar através de testes realizados na própria Caravana, para concorrer ao título de Caminhoneiro do Ano e igualmente ganhar um Caminhão Ford 2422, sonho de consumo de todo caminhoneiro.
Após os testes todos recebiam brindes dos patrocinadores e assistiam à peça de teatro “Água, Um causo muito sério” que abordava a proteção dos mananciais hídricos, filmes do circuito Cine BR em Movimento, ou shows de cantores regionais.
Pronto ! Estava criado o ambiente .
Os caminhoneiros chegam a ficar fora de casa à espera de fretes de retorno, cerca de 45 dias em média. O habitat dos caminhoneiros são as rodovias e os postos de abastecimento que são na verdade “sua casa fora de casa”.
Levamos a festa, a informação, o sonho de ser proprietário de um caminhão zero quilometro, levamos cultura e sim; levamos a conscientização através dessa mobilização que proporcionou ao caminhoneiro a chance de poder exercer sua cidadania. Levamos o Siga Bem Criança até seus corações !
Todos os eventos foram registrados em vídeo e áudio para os programas de rádio e TV Siga Bem Caminhoneiro e um site também registrava todas as atividades quase em tempo real.
Uma ampla e completa assessoria de imprensa fazia o trabalho de divulgação e em todas as cidades que a Caravana passou matérias de jornal, rádio e TV eram publicadas. No total foram 53 cidades visitadas.
Resultados da Campanha:
. Total de Eventos (151 dias):
o 85 dias de eventos realizados em Postos Petrobras;
o 19 dias de eventos em Distribuidores Ford;
o 47 dias de eventos em grandes festas regionais do setor de transporte.
. Estrutura dos Eventos:
. Para realizar estes eventos a Caravana contou com uma estrutura própria com:
o 1 carreta palco (completa com som, luz, camarim, técnica e gerador de 75kwa);
o 1 carreta treinamento e game (com dois simuladores de corrida de caminhões, dois jogos de futebol eletrônicos e sala de palestras);
o 1 carreta lan (com 10 computadores para cadastramento, pesquisa e testes virtuais sobre legislação de trânsito, direção segura, cidadania, etc.);
o Sala vip com estrutura para recepção a clientes, internet e telefonia com banda larga;
o 1 carreta dormitório (com 12 camas, cozinha, ar condicionado);
o 3 caminhões para transporte da estrutura do evento;
o 2 vans de transporte de pessoal (produção e equipe de TV);
o 1 carro de produção. |
Caravana Siga Bem Caminhoneiro / Siga Bem Criança
Em 2004 impactamos mais de 600 mil profissionais da estrada em todo o país. Em seis meses, mais de 20 mil km foram rodados, totalizando contato direto com praticamente 1/3 dos mais de 2 milhões de caminhoneiros que trafegam pelas estradas brasileiras. Pela primeira vez promoção e responsabilidade social foram utilizadas paralelamente para uma mudança de atitude em relação a problemas tão sérios como o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente.
Caravana Siga Bem Caminhoneiro / Siga Bem Criança de 2004.
. Percurso da Caravana – 9 Estados, 44 Cidades;
. Dias no trecho (na estrada): 192
. Quilometragem percorrida: 20.000
. Impactos diretos (público na Caravana): 350.000
. Dias de eventos realizados: 97
. Caminhoneiros cadastrados e pesquisados: 7.808
. Materiais distribuídos do projeto Siga Bem Criança: 17.000
Caravana Siga Bem Caminhoneiro / Siga Bem Criança de 2005.
. Percurso da Caravana – 13 Estados, 53 Cidades;
. Dias no trecho (na estrada): 240
. Quilometragem percorrida: 35.000
. Impactos diretos (público na Caravana): 415.000
. Dias de eventos realizados: 151
. Caminhoneiros cadastrados e pesquisados: 9.000
. Materiais distribuídos do projeto Siga Bem Criança: 30.000 |
Pesquisa 2004 – Caravana
Dos mais de 7 mil caminhoneiros, 74 % responderam que a apóiam iniciativa. Já 24% disseram que ainda não conheciam o projeto e apenas 2% não haviam entendido a sua proposta. E mais, do total pesquisados, 10% haviam ligado para o Disque-Denúncia e informado um local onde uma criança estava em situação de risco.
Pesquisa 2005 – Caravana
Dos mais de 9 mil caminhoneiros pesquisados, 95 % responderam que a apóiam iniciativa. E mais, do total pesquisados, 21,7% haviam ligado para o Disque-Denúncia e informado um local onde uma criança estava em situação de risco.
41,19% responderam que uma criança ser explorada sexualmente é um grave problema e sempre fazem o que podem, 38,74% acham um absurdo e gostariam de fazer algo positivo, 15,5% é triste e não sabem o que fazer, 2,93% consideram natural, sempre foi assim e 2,10% consideram um assunto que não lhes diz respeito.
Caravana Siga Bem Caminhoneiro 2004
Dias de Eventos: 97
Eventos em Posto Petrobras: 63
Eventos em Distribuidores Ford: 13
Eventos em Festas do Setor: 21
Cidades com eventos: 44
Estados com eventos: 9
Dias de viagem (estrada): 192
Impacto direto (público): 350.000
Quilometragem percorrida: 16.350
Litros de diesel consumidos: 48.085
Test-drive com veículos Caravana: 2.769
Caminhoneiros Cadastrados/Pesquisados: 7.808
Teste de conhecimento (computadores): 13.032
Cupons enviados: 5.000.000
Retorno de Cupons 1º Sorteio: 5.000
Retorno de Cupons 2º Sorteio: 125.371
Retorno de Cupons 3º Sorteio: 184.130
Retorno de Cupons Total: 314.501
Percentual de retorno total: 6,29%
Brindes distribuídos: 25.000
Caravana Siga Bem Caminhoneiro 2005
Dias de Eventos: 151
Eventos em Posto Petrobras: 85
Eventos em Distribuidores Ford: 19
Eventos em Festas do Setor: 47
Cidades com eventos: 53
Estados com eventos: 13
Dias de viagem (estrada): 240
Impacto direto (público): 415.000
Quilometragem percorrida: 35.000
Litros de diesel consumidos: 70.000
Test-drive com veículos Caravana: 1.200
Caminhoneiros Cadastrados/Pesquisados: 9.000
Teste de conhecimento (computadores): 25.000
Cupons enviados: 8.000.000
Retorno de Cupons 1º Sorteio: 31.854
Retorno de Cupons 2º Sorteio: 66.032
Retorno de Cupons 3º Sorteio: 414.114
Retorno de Cupons Total: 512.000
Percentual de retorno total: 6,40%
Brindes distribuídos: 40.000
Incremento
Dias de Eventos: 56%
Eventos em Posto Petrobras: 35%
Eventos em Distribuidores Ford: 46%
Eventos em Festas do Setor: 124%
Cidades com eventos: 20%
Estados com eventos: 44%
Dias de viagem (estrada): 25%
Impacto direto (público): 19%
Quilometragem percorrida: 114%
Litros de diesel consumidos: 46%
Test-drive com veículos Caravana: -57%
Caminhoneiros Cadastrados/Pesquisados: 15%
Teste de conhecimento (computadores): 92%
Cupons enviados: 60%
Retorno de Cupons 1º Sorteio: 537%
Retorno de Cupons 2º Sorteio: -47%
Retorno de Cupons 3º Sorteio: 125%
Retorno de Cupons Total: 63%
Percentual de retorno total: 2%
Brindes distribuídos: 60% |
Mais parceiros
Este ano a Unicef e a ANDI (Agência Nacional para os Direitos das Crianças) também se uniu à iniciativa da Caravana Siga Bem Criança.
A ANDI divulgou para todos os “Jornalistas Amigos das crianças“ cada local que a Caravana fez mobilizações e tivemos uma ampla cobertura de Rádios, TV´s e Jornais locais.
Comunicação – Rádio e Televisão
A cobertura da Caravana é feita integralmente pelos repórteres do Siga Bem Caminhoneiro e os boletins também foram produzidos em visitas aos projetos de combate à prostituição de jovens desenvolvidos nas regiões por onde a Caravana passou. Os programas também foram apresentados aos visitantes da Caravana. O objetivo foi mostrar às comunidades o que está sendo feito de efetivo para extinguir o problema em seus municípios.
Através dos canais de comunicação, semanalmente os caminhoneiros são informados dos avanços do projeto e de seus resultados. Para envolvê-los, é necessária uma comunicação direta e freqüente. Afinal, os profissionais das estradas são um dos mais importantes canais de disseminação de informação sobre o projeto, já que mobilizam seus pares para a importância da iniciativa.
A Caravana leva em sua bagagem panfletos e adesivos e material de vídeo especial de treinamento, com os quais uma consultora dá orientações às monitoras que vão entrar em contato com os caminhoneiros. Vários vídeos de conscientização também foram produzidos e estão sendo veiculados nos telões da Caravana.
A Caravana Siga Bem Caminhoneiro também organiza cursos e palestras sobre saúde, segurança, legislação de trânsito, meio-ambiente, além de outras formas de prestação de serviços aos caminhoneiros, para apoiá-los em sua profissão. |
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