Programa de excelência em Vendas
Cliente: ALTANA Pharma
Título do Evento: Selling Excellence
Slogan: Potencial sem limites
Local: Hotel do Frade - Angra dos Reis
Data: 20 a 25 de junho de 2006
Numero de participantes: 60 pessoas
Objetivo: Implementação do Programa global de excelência em vendas aos diretores e gerentes da companhia.
Todo trabalho de estratégia necessita uma imagem lúdica que traga vivência aos participantes.
E foi buscando este link, que descobrimos em uma das reuniões de "braim storm", que o presidente da companhia era um apaixonado pelo mar.
Pesquisando sobre o assunto, descobrimos que a maior regata ao mundo, estaria terminando uma semana antes do início do nosso evento.
Também descobrimos que o Rio de Janeiro era a parada obrigatória na America do Sul e ainda que, pela primeira vez iriamos ter a presença de um veleiro brasileiro, construído no Brasil.
Perfeito! Tinhamos nosso fio condutor para o trabalho e, como vocês podem imaginar,convencer o presidente, não foi uma tarefa tão difícil.
Criação e Produção do evento: GMC Produções e Eventos |
Nosso cliente ALTANA Pharma necessitava implementar um programa mundial de excelência em vendas por encomenda da matriz. O tema deveria mostrar aos colaboradores a importância da nova estratégia e os desafios que viriam pela frente. O evento considiu com a regata volta ao mundo VOLVO OCEAN RACE onde, pela primeira vez, um veleiro brasileiro estava participando, o Brasil 1 cujo capitão foi Torben Grael, irmão de Lars Grael, nosso palestrante. Fazendo um estudo do que era a regata, percebemos que o tema seria perfeito como pano de fundo do nosso trabalho, pois para enfrentar uma volta ao mundo a bordo de um veleiro durate 10 meses, o trabalho em equipe, a tenacidade, o talento eram peças fundamentais para o sucesso.
Iniciamos um trabalho de pesquisa e preparamos o evento de implementação do programa nos seguintes moldes:
Escolhemos o hotel do frade em Angra dos Reis como local do evento, uma vez que o Rio de Janeiro foi uma das paradas da Volvo.
A plenária foi concebida com moderno sistema de projeção de vídeo envolvendo 180graus ao redor dos participantes.
Na chegada, cada um dos participantes recebeu um kit contendo o uniforme oficial do Brasil na Regata. |
Um vídeo em 180graus foi produzido de forma a colocar os participantes dentro da regata. A locução enfatizou que o homem sempre buscou desbravar novas fronteiras rumo ao desconecido e o mar foi uma de suas maiores conquistas.
Ao final do vídeo o atleta Olímpico Lars Grael fez uma emocionante palestra de como ele superou o desafio de sobreviver, sobre todos os aspectos, ao acidente que lhe amputou uma perna, e como, apesar disso, continua competindo de igual pra igual sendo um vencedor.
No segundo dia de evento todos vivenciaram um passeio de escuna por Angra dos Reis.
Mas aida havia a necessidade de demonstrar a todos que, a pesar do esforço, trabalho em equipe, e demais requisitos, o tempo nem sempre está favorável, com dia claro e ventos fortes. É preciso estar preparado para enfrentar os desafios e imprevistos que poderão surgir pela frente.
Para fazer com que os participantes vivenciassem tal experiência, preparamos um vídeo em 180 graus iniciando com um belo dia de sol. A medida em que a locução falava dos desafios, uma verdadeira tempestade tomou conta de toda a plenária.Trilha impactante, raios e ondas gigantes, transformaram o ambiente. Um sistema de ventilação forçada e chuva foi instalado de forma a tornar a experiência mais real. Antes do início da apresentação, cada cadeira continha um envelope plastico translúcido com um capa de chuva dentro e o seguinte dizer: "em caso de necessidade, é bom estar prevenido". Como o tempo em Angra não estava bom, as pessoas acreditaram que a capa de chuva seria para algum passeio na parte da tarde. Somente quando a tempestade se iniciou dentro do salão é que todos a utilizaram. Este foi o "gancho" que demos ao diretor de marketing para sua apresentação subsequente: "vocês tinham o recurso, não se preveniram e não souberam utilizá-lo. Na prática vocês devem estar sempre atentos a possíveis mudanças de curso, e saber como dominar e domar as intempéries".
Características técnicas:
Videos de abertura e dinâmica de tempestade produzidos em formato multi-visão 180graus e mixagem em sistema Dolby® Digital.
Sonorização 5.1 com decoder Dolby®Digital e multi-visão utilizando sistema de DVD´s Pioneer sincronizados por computador.
Iluminação: 16 refletores OptiPar, 6 movinglights, 2 refletores de efeito especial Martin Aqua® para projeção do reflexo do mar na platéia, comandados por software sincronizado aos DVD´s.
Efeitos especiais: 8 ventiladores de alta performance, bomba dágua e sistema de dispersão de chuva para simulação de efeito físico durante o vídeo da tempestade. |
O cliente fez um alto investimento "per capta" se considerarmos translado aéreo e terrestre, hotel e infra-estrutura técnica e de produção.
O projeto tinha como um dos objetivos, apresentar o programa de forma impactante e inusitada mostrando seus pontos positivos, os desafios e dificuldades na implementação.
Os resultados já foram colhidos logo da semana subsequente ao término do evento onde as primeiras mudanças estratégicas e comportamentais puderam ser vistas.
Alguns gerentes fizeram mudanças nas equipes e nas regras, gerenciadas pelo programa. O programa prevê a implementação de 85 alavancadores que deverão ser implementados até maio de 2007.
Impacto na economia local:
Um dia inteiro da agenda foi dedicado a passeios pela região de Angra dos Reis onde os participantes fizeram desde passeios de barco, até um lual na praia com show típico local.
Também houve a contratação de serviços de decoração e paisagismo local.
Infra-estrutura:
60 participantes vindos de todo o Brasil sendo 42 em aéreo.
Equipe técnica e logística: 14 pessoas
Transporte técnico: 1 caminhão de 10 metros, 1 van, 2 toneladas de equipamentos. |
O evento utilizou unidade geradora de energia elétrica. |
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