itSMF Conference Brasil 2005
- itSMF Brasil Conference 2005
- tema : único forum destinado a profissionais especializados em Gerência de Serviços de TI totalmente independente e reconhecido mundialmente, com posição de destaque no desenvolvimento e divulgação de melhores práticas, padrões e qualificações em Gerência de Serviços de TI desde 1991.
- Data 04 e 05 de outubro de 2005
- Centro de Eventos do Shopping Frei Caneca - São Paulo - SP
- Agenda: 8h30 as 9h welcome coffe
9h as 10h - keynote speaker
10h as 10h45 - managing risk and ensuring availability via Change and Configuration Management - Alan J Kasper - CA
10h45 as 11h15 - coffe break
11h15 as 12h - CMDB - Acelerando rumo ao ITIL - Mark Stabler - BMC Software
12h as 14h - almoço
14h as 15h - case unilever
15h as 15h50 - itSMF USA - Jean Ritala
15h50 as 16h20 - coffe break
16h20 as 17h20 - Tips and Tricks for implementing incident and problem management - lori samolyk - FrontRange
17h20 as 18h10 - How to keep ITIL alive after implementation? - Paul Bogaards - Quint Group
18h10 - coquetel e show
- eventos e atividades paralelas : mais duas salas com palestras paralelas
- Participantes: 450.
- composto por usuários, fornecedores, empresas, organizações governamentais, instituições de ensino independente de tamanho e atuação
Duas categorias:
Usuários: Organizações/individuos trabalhando para implementar soluções internas de gerenciamento de TI
Fornecedores: Organizações que oferecem produtos e/ou serviços para usuários
- Estandes/Expositores: 12
- Patrocinadores: IBM, CA Computer Associates, BMC Software, Automidia, Exceda, HDI, Illumna, Microsoft, Sun, Pink Elephant, IT PArtners, Quint.
Apoio: Fundap, Governo do Estado de São Paulo, IPT (Instituo de Pesquisas Tecnológicas), Informática Hoje e MBI |
O IT Service Management Forum é a única organização reconhecida internacionalmente e independente dedicada ao Gerenciamento de Serviços de TI. É uma organização não lucrativa, de propriedade e administrada, por seus membros.
itSMF é o maior influenciador e contribuidor para os padrões e melhores práticas da indústria de TI em todo o mundo.
Foi formada na Grã Bretanha em 1991 e já tem capítulos na Australia, Austria, Bélgica, Canadá, Alemanhã, Holanda, África do Sul, EUA, Escandinávia, Japão, Venezuela, Rússia, México e França estão em estágio de desenvolvimento.
Outros detalhes:
Comercialização e gerenciamento de inscrições de 180 congressistas e 170 distribuídos pelos patrocinadores). (Inscrições via email, coordenação do recebimento e envio de recibo referente ao pagamento,contratação de PA-contact center, para confirmação e duvidas de inscritos.)
Destaques da agenda:
Governança de TI
• Mostrar um panorama amplo do cenário atual e as tendências da Governança da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações;
• Fornecer uma visão global dos vários tipos de modelos de referência que sustentam um modelo de Governança de TI;
• Apresentar os desafios da Governança de TI, por meio de uma análise evolutiva, em função do progresso acelerado da Tecnologia de Informação envolvida, dentro de um enfoque e contexto empresarial;
• Permitir aos participantes uma atualização com relação aos conceitos básicos e um aprendizado prático referente a Governança de TI.
Patch Management – Uma visão prática
Dentro do Quadrante de Mudanças de MOF, Change Management é responsável pela correta avaliação e controle de mudanças no ambiente de produção. Mas de quem é a responsabilidade de pedir atualizações ao parque de TI em casos de Patch Management. Como fazer com que as informações de aplicabilidade dos patches sejam corretas e relevantes?
Modelo de governança de Outsourcing
A área de negócio demanda Serviços de Informação que correspondam, continuamente, às suas necessidades em todos os níveis, fornecidos dentro das melhores condições e preço. Entregar tais serviços é a missão do CIO. A Terceirização introduz o mecanismo de mercado que permite uma melhor performance com menor preço. Mas também traz divergências de interesses entre o cliente e o fornecedor. A natural tendência de maximização de lucros dos fornecedores comerciais impõe certos riscos que precisam ser gerenciados pelo cliente.
O fornecimento de serviços pode ser inteiramente terceirizado, mas não a responsabilidade pela realização dessa missão.
A maioria dos clientes já percebeu que a terceirização não é uma ação única e isolada. Pelo contrário, o outsourcing cria uma mudança permanente e requer uma solução estrutural para o cliente que permita:
• Identificação e definição claras das necessidades do negócio
• tradução das necessidades do negócio em um portfólio de Serviços de Informação
• obtenção desse portfólio de serviços dos fornecedores mais capazes, com relação a condições e preços, estabelecidos nos melhores contratos.
Uma situação de Outsourcing bem sucedida pode ser traduzida como a correta combinação de serviços, fornecedores, preço, contratos e relacionamento.
Mas, qual solução organizacional deve ser adotada?
Hoje, as organizações não estão mais sozinhas nessa busca. Dez anos de experiência coletiva no gerenciamento de serviços terceirizados resultaram em melhores práticas. Essas práticas foram compiladas e organizadas em um modelo que auxilia as organizações a construírem seus próprios modelos de “Governança de Outsourcing”. |
Contratação do local do evento e dos serviços associados;
-Alimentação para 450 pessoas
-Wellcome coffees (Café, água e chá)
-Coffee breaks (Água Mineral, 01 tipo de Suco concentrado , Café, Chá, Chocolate quente, Mini sanduíche de Queijo e Peru, Palmiers e Pão de queijo)
-Almoços para os dois dias de evento
-Coquetel no final do 1º dia
-Infra-estrutura tecnológica
- equipamentos – micros, impressoras, projetores multimídia, etc. (Sonorização: 01 Mesa de som, 01 Amplificador, 02 Caixas de som, 02 Microfones de lapela sem fio UHF, 02 Microfones de mão sem fio UHF e 01 Operador Técnico. Projeção: 01 Projetor Multimídia – 2000 Ance Lumens, 01 Tela de 150 polegadas – Da Lite, 01 Vídeo VHS NTSC PALM, 01 DVD Player, Dvd´s Ambiente, 01 Cabo longo DB15 ( Conexão Púlpito / Projetor ), 01 Distribuidor de vídeo, 01 Switcher 2x2, Cabos e conexões. * Incluso interligação das salas na parte da manhã)
-Planejamento e organização da logística do evento (Custo do planejamento, coordenação de fornecedores, contratação de fornecedores e acompanhamento de toda a logistica do evento)
- Organização do material a ser distribuído aos participantes – pastas, blocos, canetas, etc. (Manuseio, transporte e montagem do material para ser entregue no evento.)
- Durante o evento
- Receptivo de palestrantes e congressistas
- Gerenciamento da Infra-estrutura tecnológica : equipamento e equipe para tradução simultânea, áudio-visual, informática, comunicação e controle das salas. (Locação de cabine acarpetada com isolamento acustico, para transmissão simultanea e de 450 fones receptores UHF sem fio.)
- Secretaria do evento (inclui impressão dos certificados e distribuição do material do participante)
- Segurança e limpeza
- Supervisão da montagem de salas e estandes (contratação de coordenadores para acompanhamento da monatgem das salas e estandes)
- Gerenciamento dos serviços contratados (equipe FTA designadapara coordenar os serviços contratados no evento)
- Contratação de tradução simultânea
- Show para cocktail
- Area de exposição – montagem (Montagem básica,testeira com identificação,mesa cadeiras,)
- Montagem de salas de apoio
- Valet Parking (estacionamento para 450 carros)
- Caixa de wisky Red Label para salas de reunião
- Pontos de internet para 2 dias
Pós-evento
- Organização do mailing de participantes (Relação de ausentes e presentes no evento, separado por pré inscritos, novos inscritos, presentes e ausentes)
- Relatórios estatísticos sobre o evento (gráficos estatísticos separados por novos inscritos presentes e ausentes)
Promoção, divulgação e publicidade para 4.200 pessoas:
- Newsletter eletrônica (informativo eletrônico)
- Hot Site
- Mala direta com fornecimento de mailing - por meio do correio e e-mail (envio via email eletrônico e via correio dos convites para o evento)
- Mala direta - convite abre e fecha (Couchê brilho 230 grs à 4x4 cores no formato 25x50 ou 21x42. Acabamento refile dobra central, inserção em saco plástico fechado com adesivo bolinha)
Serviços Gráficos
– Pocket books – 1000 unid (Pocket Book com 19 lâminas formato aberto 20 x 15cm, impresso CapaCouchê Brilho 150grs à 4 x 1 cor -18 lâminas de miolo em alta alvura 120 grs `a 1 x 1 cor. Acabamento: refile, dobra central e 2 grampos) .
– Posters – 1000 unid (formato 46 x 64 cm impresso em couchê brilho 150g à 2 x o cores. Acabamento refile)
– Posters – 1000 unid.(formato 46x64 cm impresso em couchê brilho 180g `a 2xo cores.Acabamento em refile)
– Cartões de visita para a diretoria do itSMF – 100 unid X 8 (Cartão de Visita no formato 9 x 5,5cm, impresso em Couchê Brilho 230grs à 4 x 0 cores. Acabamento: Refile)
– Blocos para pasta dos participantes 1/2 A4 – 1000 unid (Bloco com 20 folhas no formato 14.85x21, impresso em Alta Alvura 90grs à 1 x 0 cor. Acabamento: Blocagem e refile)
– Cartão Duplo (formato visita para informações do itSMF)
– Cover Insert ( capa para a pasta do evento) 350 (Lâmina no formato 21 x 29,7cm, impresso em Couchê Brilho 150grs à 4 x 0 cores. Acabamento: Refile)
– Flyer para o evento– 3000 (Flyer no formato 21 x 29,7cm, impresso em Alta Alvura 150grs à 4 x 4 cores)
– Convite para os dois almoços com logomarca do itSMF e dos patrocinadores globais para ser colocado na pasta do participante – 700 ( Formato 15 x 10 cm impresso em alto alvura 150g à 4 x 0 cores)
– Folder de apresentação do itSMF (formato A4- folha dupla – frente e verso) 1000 (Folder no formato 42 x 29,7cm, impresso em Couchê Brilho 150grs à 4 x 4 cores)
– Template para palestrante (Apresentação)
– Programação do evento para compor pasta do participante – 350 (no formato 21 x 29,7cm, impresso em Alta Alvura 120grs à 1 x 0 cor. Acabamento: Refile)
– Crachá - 350 (Crachá no formato 10 x 12cm, em papel alta alvura laminado, `a 4x0 cores, Acabamento: furo e cordão)
– Ficha de avaliação do evento – 350 (Ficha de Avaliação no formato 21 x 29,7cm, impresso em Alta Alvura 120grs à 1 x 0 cor. Acabamento: Refile)
– Nota fiscal para o itSMF (06 jogos com 50 folhas 02 vias tamanho 13X20 - auto copiativo em PB)
Materiais promocionais diversos com a Logomarca do itSMF
- Pasta (Pasta de plastico em duplo PVC alklear espessura 0,5 mm gravação do logo em relevo 350 unidades)
- Caneta (Caneta plastica na cor a escolher 400 unidades)
- Cordão e plástico para crachá (descrição inclusa no ítem cracha)
- Pin (em metal com impressão e aplicação de resina com fecho ballon redondo ou retangular, dourado ou niquelado 350 unidades )
Comunicação Visual
- 1 banner grande3m X 3m, para colocação atrás da mesa dos palestrantes (Banner no formato 3,0 x 3,0m, impresso em Lona à 4 x 0 cores)
- 1 banner para frente da mesa (Banners no formato 1,20 x 1,80cm, impresso em Alta Alvura à 4 x 0 cores Laminados)
- 3 banners para área de coffe-break (Banners no formato 1,20 x 1,80cm, impresso em Alta Alvura à 4 x 0 cores Laminados)
- 1 banner de boas vindas (Banners no formato 1,20 x 1,80cm, impresso em Alta Alvura à 4 x 0 cores Laminados)
- testeira de porta para entrada da área de exposição (Testeira no formato 0,80 x 2,50m, impresso em Lona à 4 x 0 cores) |
Resultados alcançados:
-2ª edição do evento no Brasil, que acontece em diversos países do mundo. Tivemos o 2º maior público do evento no mundo e o 1º maior público da América Latina.
-Promoveu a profissionalização na comunidade de pessoas de gerenciamento de serviços de TI
-Proveu um veículo para auxiliar seus membros a aperfeiçoar a performance dos serviços de TI
-Forneceu aos membros um fórum relevante para troca de informações e compartilhamento de experiências com seus colegas em ambos os lados da indústria de TI
Outro resultado importante que o evento conseguiu foi o aumento expressivo do número de associados, o que gerou mídia espontânea:
“Fórum cresce 400% nos últimos 12 meses”
Com 500 afiliados, comunidade brasileira está à frente do México, do Chile e da Argentina em relação à adesão do mercado às Melhores Práticas de TI
Em 2005 o itSMF Brasil contava com 87 membros; hoje, essa entidade aglutina 500 profissionais. É com essa ótima perspectiva de crescimento que o itSMF Brasil comemora o aumento de 400% no número de seus associados nos últimos 12 meses e se coloca, definitivamente, como um importante fórum que desenvolve e promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL.
Segundo Sérgio Rubinato, vice-presidente do itSMF, esse índice reforça o fato de que o Brasil está muito bem posicionado em termos de adoção do ITIL, bem à frente de países como México, Chile e Argentina. "O capítulo brasileiro do itSMF está avançando rapidamente em função da maturidade do nosso mercado", conta. "Além do aumento espetacular no número de afiliados, percebemos que o perfil dos associados está migrando do individual para o corporativo; dentro dessa comunidade, identificamos um crescimento de 100% no número de provedores de serviços ITIL", comemora Rubinato.
Ponte entre o ITIL em sua fonte (a Europa) e as pessoas que obedecem às Melhores Práticas no Brasil, o itSMF tem, desde maio de 2005, avançado não só em número de membros associados, mas, também, em sua composição geográfica. "Temos realizado eventos em Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro; em todos os casos, nosso objetivo é acolher em nossos quadros usuários e fornecedores que anseiam por implementar, em suas empresas, o estado da arte em TI". Além dos eventos, o itSMF atua regionalmente por meio dos Grupos Locais de Interesse (LIG, Local Interest Group). "Os LIGs são como embaixadas do itSMF em diferentes regiões do Brasil; hoje, contamos com grupos muito atuantes no Distrito Federal, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; até o final do ano, esperamos contar com mais quatro grupos de interesse", aponta Rubinato. |
Resultados alcançandos:
-2ª edição do evento no Brasil, que acontece em diversos países do mundo. Tivemos o 2º maior público do evento no mundo e o 1º maior público da América Latina.
-Promoveu a profissionalização na comunidade de pessoas de gerenciamento de serviços de TI
-Proveu um veículo para auxiliar seus membros a aperfeiçoar a performance dos serviços de TI
-Forneceu aos membros um fórum relevante para troca de informações e compartilhamento de experiências com seus colegas em ambos os lados da indústria de TI
Outro resultado importante que o evento conseguiu foi o aumento expressivo do número de associados, o que gerou mídia espontânea:
“Fórum cresce 400% nos últimos 12 meses”
Com 500 afiliados, comunidade brasileira está à frente do México, do Chile e da Argentina em relação à adesão do mercado às Melhores Práticas de TI
Em 2005 o itSMF Brasil contava com 87 membros; hoje, essa entidade aglutina 500 profissionais. É com essa ótima perspectiva de crescimento que o itSMF Brasil comemora o aumento de 400% no número de seus associados nos últimos 12 meses e se coloca, definitivamente, como um importante fórum que desenvolve e promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL.
Segundo Sérgio Rubinato, vice-presidente do itSMF, esse índice reforça o fato de que o Brasil está muito bem posicionado em termos de adoção do ITIL, bem à frente de países como México, Chile e Argentina. "O capítulo brasileiro do itSMF está avançando rapidamente em função da maturidade do nosso mercado", conta. "Além do aumento espetacular no número de afiliados, percebemos que o perfil dos associados está migrando do individual para o corporativo; dentro dessa comunidade, identificamos um crescimento de 100% no número de provedores de serviços ITIL", comemora Rubinato.
Ponte entre o ITIL em sua fonte (a Europa) e as pessoas que obedecem às Melhores Práticas no Brasil, o itSMF tem, desde maio de 2005, avançado não só em número de membros associados, mas, também, em sua composição geográfica. "Temos realizado eventos em Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro; em todos os casos, nosso objetivo é acolher em nossos quadros usuários e fornecedores que anseiam por implementar, em suas empresas, o estado da arte em TI". Além dos eventos, o itSMF atua regionalmente por meio dos Grupos Locais de Interesse (LIG, Local Interest Group). "Os LIGs são como embaixadas do itSMF em diferentes regiões do Brasil; hoje, contamos com grupos muito atuantes no Distrito Federal, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; até o final do ano, esperamos contar com mais quatro grupos de interesse", aponta Rubinato. |
|
|
|
|