Bio-Rad na SBbq internacional 2007 – Brasilidade a flor da Pele
A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (www.sbbq.org.br) esteve em sua trigésima sexta edição em 2007. Em especial, nesta edição, o evento receberia o décimo Congresso Mundial de Bioquímica organizado pela União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular que roda o mundo anualmente. Realizado em Salvador na Bahia, especificamente no Bahia Convention Center, o congresso contou com 40 expositores, 2500 visitantes por dia de evento em seus 5 dias de congresso realizados de 21 a 25 de maio deste ano. Teve em seu escopo a exibição técnico-científica contando com estandes das maiores empresas mundiais atuantes na área de ciências da vida, tais como GE Healthcare, Bio-Rad, Applied Biosystems, Merck, Roche, etc.
A Bio-Rad Laboratórios Brasil, terceira maior fabricante mundial de equipamentos para pesquisa científica e fornecedora de tecnologias e insumos para o meio acadêmico que estuda as ciências da vida, tornou esta importante data que reuniria e receberia importantes nomes da pesquisa mundial no país uma experiência interessante, divertida, extremamente alinhada com as estratégias de marketing planejadas para este ano e principalmente Brasileira.
Contou com uma área de 18m² em formato de ponta de ilha posicionada na rua principal de circulação da feira. |
A área disponível para o estande era uma ponta de ilha de 18m² (3mx6m) posicionada na rua principal da circulação do evento.
A estratégia principal da Bio-Rad em 2007 era se aproximar do Brasil. Mostrar ao mercado que embora sendo uma grande multinacional com presença marcante em mais de 70 países, após 7 anos de Brasil e principalmente depois da aprovação da Lei de Bio segurança que abriu ainda mais o mercado para a pesquisa científica e consequentemente suas respectivas demandas, o caminho da consolidação de sua presença no mercado local estava mais próximo.
A parceria entre a Bio-Rad e a nossa empresa já completava 4 anos, e sempre o objetivo foi trabalhar com pacotes anuais pois além da manutenção da identidade visual em todos os eventos a partir de um conceito, obtínhamos reduções de custo consideráveis com reaproveitamento de material, mesmo sendo projetos extremamente sofisticados com uso de materiais nobres.
Todo o time sentia que a oportunidade que a Sbbq oferecia, recebendo o Congresso Mundial do setor era a obrigação da inovação e muito mais: mostrar que o Brasil sabe fazer evento e sabe otimizar a ferramenta estande conscientemente e orientada ao resultado.
Pois bem, dados os ventos favoráveis e sabendo que seria o primeiro evento do ano,em uma série de 7 eventos ao todo, sentamos em uma reunião que definiria as diretrizes dos projetos em 2007: criar uma experiência de marca para o visitante e trazer a Bio-Rad de volta a suas origens – a Natureza.
A estratégia era arriscada, pois, como em toda multinacional de grande porte, os processos padrão são largamente utilizados, tais como manuais de procedimentos e outros. Não era diferente com a Bio-Rad, ela mantém um “guideline” específico para o uso da marca em eventos e isso poderia atrapalhar os planos. O desafio então estava lançado: integrar a estratégia delineada com os padrões mundiais da marca.
Com estas informações em mãos, iniciamos o processo de design Estratégico, atualizando todos os estudos que já tínhamos da Bio-Rad e estudando a fundo como aplicar e mesclar padrões mundiais com estratégias locais. Após diversas pesquisas criativas nos deparamos com o estudo de caso da Levi´s que redefiniu seu posicionamento através do lema “ Pensar Global, agir Local”. Mantendo linhas de calças globais como a 501 e outras, porém desenvolvendo produtos para o mercado local com características específicas do público.
Usamos esta referência como argumento para o desenvolvimento dos projetos. Dividimos os conceitos em institucional e temático, sendo este último conceito usado para os eventos internacionais (SBBq e o Congresso internacional de Imunologia) principalmente. A estratégia parecia contraditória a princípio, porém os eventos internacionais davam maior visibilidade para a marca nacionalmente, pois a concentração de público nestes eventos seria maior pelo interesse natural em relação as inovações e palestras de grandes nomes da pesquisa científica mundial.
Mas não bastava ser temático, pois somente a escolha de um tema não traduziria exatamente o posicionamento da Bio-Rad como empresa inovadora. Buscamos então algo que marcasse a realização do congresso Mundial de Bioquímica no Brasil. Precisávamos de um símbolo de inovação, símbolo de visão global mas ação local.
O resultado foi o uso estilizado do farol da barra, símbolo de Salvador, cidade sede do evento e que mantém uma simbologia nacional muito forte por sua história e também por ser um farol, ou seja, ter um alcance de visão que traduziria os conceitos que estávamos buscando. Além disso, o farol no estande seria um totem com uma eficiência muito grande para identificar a empresa no evento.
Resolvida questão do símbolo precisávamos aproximar a Bio-Rad da natureza, que era objetivo e estratégia.
Para solucionar isso aplicamos materiais naturais no estande, porém com o foco na responsabilidade ambiental e não apenas deixando o estande rústico. Usamos chapas de OSB no piso e nas bancadas e toras de eucalipto reflorestado para sustentação da testeira e ambientação do bar. Usamos também, em primeira mão, chapas de fibra de coco em apliques nas bancadas e na divisória posterior do estande.
Criamos uma linha de horizonte no estande aplicando os materiais naturais até um metro de altura. O objetivo foi criar amplitude e espaço limpo para utilização de programação visual que também foi detalhadamente produzida pelo nosso time para integrar o conceito de aproximação com a natureza.
O Projeto do estande traduziu ao final todas os objetivos e estratégias definidas e mais: teria a cara do Brasil, porém não o Brasil clichê que geralmente costumam representar internacionalmente (Samba, selva e futebol), mas um Brasil em mutação, usando seus recursos naturais para desenvolver inovações, um Brasil a flor da Pele por trazer à tona sua essência natural visando o futuro. E a Bio-Rad queria deixar claro que está fazendo parte disso interna e externamente. |
O maior desafio foi, além de chegar a um projeto alinhado com todas as estratégias traçadas, o seu reaproveitamento posterior em uma área totalmente distinta da disponível na SBBq.
No Congresso Internacional de Imunologia, que foi realizado no centro de exposições Rio Centro no Rio de Janeiro, tínhamos uma área disponível de 9m² apenas para reaproveitar o conceito utilizado na SBBq mantendo as mesmas premissas e estratégias, mas com um objetivo maior: redução de custos, pois o primeiro projeto solicitou muito investimento dado o uso de materiais nobres e raros.
Resolvemos a problemática já no projeto da Sbbq com o desenho de bancadas modulares e individuais que poderiam ser utilizadas como vitrines simultaneamente à demonstração dos equipamentos. Reutilizamos também a testeira com a sustentação das toras de eucalipto, prevendo medidas padrão para os dois projetos com o mínimo de intervenção possível.
A maior inovação no estande da SBBq foi o uso da chapa de fibra de coco como material de decoração. A chapa de fibra de coco é produzida através do prensamento das fibras da casca do coco. Elas mantêm um padrão no varejo que varia de 20cmx40cm até 80cmx40cm. São muito usadas na substituição do xaxim.
Utilizamos as chapas de fibra de coco nas laterais das bancadas vitrine e na ornamentação da divisória posterior do estande.
O desafio maior na utilização destas chapas foi o acabamento, pois o processo de fabricação é ainda artesanal e o resultado são chapas não uniformes. Tivemos que cortar as chapas nas medidas de projeto com ferramenta desenvolvida pela nossa equipe de produção que mantinha o acabamento lateral do corte sem desfazer a trama da fibra, mantendo a aproximada linearidade da chapa.
Aplicamos uma camada de seladora nas chapas para proteção e maior aderência das fibras.
Outra inovação foi o uso de duas lâmpadas posicionadas uma de costas para outra piscando alternadamente para simulação do farol giratório real. O resultado foi a simulação quase perfeita do funcionamento de um farol real. |
Houve um consenso entre nós e o cliente que esta empreitada em um conceito que ousaria a maneira que o mercado enxergaria a Bio-Rad como o melhor resultado obtido em termos de número de visitantes nos estandes, geração de negócios pós evento e principalmente de experiência de marca de toda a parceria.
O objetivo de criar uma experiência de marca voltada a atuação marcante da Bio-Rad no setor de ciências da vida através do uso da temática como ferramenta para proporcionar esta experiência foi alcançado com com o estande da SBBq e com com o do Congresso de Imunologia que mescla visitantes do mesmo setor. A facilidade na identificação do estande da Bio-Rad no evento do Rio foi percebida pelo cliente pela coleta de mailing e cruzamento de dados dos dois eventos.
Na Sbbq o comentário geral no evento era a inovação e ousadia da Bio-rad em tematizar um estande em um Congresso Internacional. Dos 2500 visitantes diários no evento, a Bio-Rad coletou dados de quase 40%.
A geração de negócios neste mercado não ~e direta pelo resultado do evento, pois os produtos são vendidos pela inclusão dos mesmos nos planos de pesquisa dos cientistas, porém a formação de opinição principalmente no mercado nacional pela contaminação e reverberação do estande durante o evento foi nítida, principalmente pelo recebimneto de e-mails pos evento pelo cliente de cientistas renomados que encontraram na Bio-Rad um posicionamento ousado e inovador. |
Nossa empresa mantém uma política de redução de impacto ambiental trabalhando diariamente para o aumento do uso de materiais que não agridam a natureza. O comprometimento de nosso time com a qualidade de todas as etapas do processo se embasa no foco total no cliente, premissa essa que norteia todo o trabalho e foi recentemente reconhecido com a certificação de qualidade e responsabilidade social através do selo Quality.
Neste projeto especificamente é nítido o uso ecologicamente correto de materiais. A chapa de OSB utiliza madeira de reflorestamento e refugo para sua fabricação, as chapas de fibra de coco foram um achado fantástico em termos de design responsável e o uso de toras de eucalipto reflorestado é resultado da aplicação de nossa política de redução contínua do impacto ambiental em todos os nossos processos. Para o cliente, como o uso de materiais naturais neste projeto seria um desafio, também era uma premissa seu uso responsável, pois o foco principal de sua atuação é pesquisa científica em Ciências da Vida.
O fato de utilizarmos o mesmo conceito visual para dois estandes em eventos distintos reaproveitando material para redução de custo, mesmo que o foco não seja a responsabilidade ambiental, o resultado indireto é percebido com ganhos para todos que participam do processo. |
|
|
|
|