StarClass. Para a Mercedes-Benz, você vale Ouro.
No início de 2007 a DaimlerChrysler do Brasil nos lançou um grande desafio...
Elaborar uma emocionante e surpreendente viagem para os melhores concessionários de veículos comerciais da marca Mercedes-Benz.
Com essa missão, a Queensberry Incentivos, estruturou e operacionalizou – em parceria com a agência de viagens GeminiTur e com a Active4 – Full Communication Group – uma exclusiva viagem à África do Sul para os 29 concessionários que receberam certificação OURO do StarClass – Programa de Certificação da Rede Mercedes-Benz - e que junto com seus acompanhantes desfrutaram dessa inesquecível programação que foi realizada no período de 03 a 09 de junho de 2007 e contou com 72 passageiros entre premiados, acompanhantes e representantes da Mercedes-Benz.
Para esta viagem o mote “Para a Mercedes-Benz você vale Ouro“ foi criado e utilizado em peças de comunicação, tema de decoração dos principais jantares e escolha de passeios realizados pelo o grupo, como por exemplo, a visita ao Museu do Ouro. |
EMOÇÃO – AVENTURA – ORGULHO - VITÓRIA. A viagem à África do Sul foi exclusivamente criada e organizada para surpreender os 72 passageiros OURO do StarClass com um prêmio à “altura” da empresa patrocinadora.
Foi observado cuidadosamente o perfil da empresa e dos participantes: casais de meia idade com excelente poder aquisitivo, pouca experiência em destinos exóticos e exigência de qualidade no que tange a gastronomia, hospedagem e compras.
Além da expectativa quanto ao destino da viagem, já que os premiados só teriam esta informação aproximadamente 30 dias antes da partida, outro grande desafio era organizá-la de forma a mostrar o melhor do país em apenas 05 noites/6 dias de programação e sem a percepção de muitos deslocamentos o que tornaria a viagem cansativa.
Estratégia:
Para atingir nosso objetivo partimos para a definição de ações técnicas importantes:
1)Uma seleção criteriosa de hotéis foi realizada. Localização X glamour eram pontos essenciais. Os hotéis teriam que ser uma atração em si e disponibilizar fácil acesso as atrações. Outro ponto crucial era onde realizar os safáris já que deslocar um grupo grande ao Kruger Park demandaria mais tempo, além da possibilidade da divisão do grupo. Em contra partida também queríamos oferecer aos premiados a oportunidade de ficar em um charmoso “lodge” com a realização de safáris em jipes abertos e um jantar surpresa exclusivo no boma ou na savana africana, uma experiência “única”.
2)Fretamento de uma aeronave para a realização do trecho Cape Town/Pilanesberg, já que os vôos regulares descem em Johannesburg e um deslocamente de 01:30 em viagem rodoviária seria necessário. Além da facilidade e agilidade no deslocamento do grupo, um fretamento sempre demonstra uma “exclusividade” nos serviços.
3)Acelerar os processos de envio de malas aos aeroportos e apartamentos nos hotéis (eram quase 150 volumes!) Para este fim contratamos caminhão para malas nestes trajetos e um coordenador exclusivo encarregado de agilizar os envios e manter um controle no número de volumes embarcados e desembarcados.
4)Exigência do patrocinador da viagem: Viabilizar todo o transporte rodoviário do grupo em ônibus com chassis Mercedes-Benz em todas as cidades do roteiro
Em Johannesburg e arredores não há disponibilidade destes ônibus para grupos de turismo e uma intensa procura foi feita com o apoio da Daimler local para encontrar a solução ideal, o que foi feito. Até o deslocamento de ônibus de Cape Town para Johannesburg foi considerado, mas conseguimos localizar e reservar os únicos 2 ônibus com chassis disponíveis e manter a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.
5)Estruturar um cronograma de ações e de comunicação para que os convidados se sentissem especiais e empolgados desde o recebimento da comunicação do prêmio que seria bem próximo da data do embarque: envio de teaser, criação de um hot site exclusivo com as informações do destino, dicas de viagem, documentação etc, estabelecimento de uma central de atendimento telefônico.
Coleta de informações necessárias sobre os participantes: restrições alimentares, médicas, se fumantes ou não, preferência de tipos de cama, etc.
6)Lembrança da viagem: Para guardar todos os momentos inesquecíveis da viagem, um fotógrafo acompanhou o grupo em todas as atividades e, ao retornar ao Brasil, os premiados receberam um CD de fotos e um DVD com os melhores momentos em embalagem especial. |
LOGÍSTICA – A coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Como em todas as viagens que operacionalizamos, a equipe de plantão Queensberry ficou à disposição 24 horas para atender a organização em qualquer emergência. Antes do grupo, duas pessoas embarcaram, para pré-checagem dos serviços reservados, preparação dos gifts e materiais de comunicação e para recepcionar os convidados na chegada à África do Sul.
Também todo o cuidado foi tomado no envio dos 29 volumes com brindes e material gráfico para que não ficassem retidos na alfândega local. Foi realizado e acertado trâmite com a alfândega sul-africana para que permitisse a entrada temporária destes itens já que os passageiros os trariam novamente ao Brasil ao término da viagem. Todos os brindes foram pré-manuseados de acordo com o tamanho do convidado quando era o caso, e personalizados/entregues nominalmente. Para isto foi destacada uma pessoa do staff que se encarregou de todo o processo diariamente.
Destacamos abaixo os diferenciais do projeto:
- Teaser: Para instigar os premiados, primeiramente foram enviados e-mails marketing com frases que não revelavam o destino da viagem, mas aguçavam a curiosidade. Após alguns dias, os participantes receberam um presente especial: uma caixa totalmente decorada com uma garrafa de vinho sul africano juntamente com uma carta divulgando o prêmio e convidando-os a participarem da viagem à África do Sul.
- Hotsite exclusivo ao grupo com roteiro, dicas de viagem, informações do destino, esclarecimento de dúvidas freqüentes e galeria de fotos.
- Envio de kit viagem completo, alguns dias antes do embarque, com a programação, porta documentos, bolsa de viagem, assistência médica internacional, etiquetas de mala e outros itens todos personalizados com o logotipo da campanha.
- Almoço pré-embarque exclusivo ao grupo no hotel Caesar Park Aeroporto de Guarulhos, com recepção de promotoras em trajes de safári. Esse almoço teve como intuito o entrosamento do grupo antes do embarque, já que muitos não se conheciam
- 4 posições da South African Airways para check in exclusivo do grupo com colocação de banners da campanha com mensagens de boas vindas - todos os boarding passes já estavam prontos bastando o premiado e seu acompanhante identificarem-se e entregarem suas bagagens.
- Encostos de cabeça personalizados nos trajetos rodoviários e aéreos;
- Acomodação em hotéis de luxo com destaque para o The Palace, considerado o primeiro “seis estrelas” do mundo e a realização de safáris fotográficos no charmoso lodge Ivory Tree, tendo os jipes personalizados com o logotipo da campanha;
- Entrega de gifts e cartões de “bons sonhos” diariamente nos apartamentos + resumo das atividades do dia seguinte;
- Fretamento de uma aeronave exclusiva para a viagem de Cape Town a Pilanesberg com serviço especial de alimentos e bebidas a bordo. Check in no lounge privativo “Signature Flight Centre” do aeroporto de Cape Town;
- Coquetel com champagne e folhas de ouro realizado no inusitado Museu do Ouro, onde se podem encontrar as melhores jóias de tribos africanas com valor inestimável. Neste dia o Museu abriu em horário especial exclusivamente para a visita do grupo;
- Jantar especial com show de dançarinos africanos realizado no boma do lodge com decoração temática exclusiva ao grupo;
- Visita a uma vinícola em Constantia, onde os premiados puderam apreciar os renomados vinhos africanos e contaram com a presença de um especialista que junto com o “Chef” fizeram harmonização dos vinhos com os pratos servidos;
- Jantares em requintados e renomados restaurantes com decorações temáticas muito especiais e sofisticadas;
- Entrega de certificado a cada premiado da compra de uma estrela batizada com o nome de cada concessionário Ouro StarClass. O nome e a posição da estrela são guardados em um registro mundial, no escritório de marcas e patentes nos Estados Unidos da América e sua localização pode ser conferida por meio das coordenadas em qualquer lugar do mundo.
PROGRAMAÇÃO
03 DE JUNHO
Pré embarque: Foi organizado ALMOÇO EXCLUSIVO no hotel Caesar Guarulhos para facilitar o entrosamento do grupo. Os convidados foram recepcionados por PROMOTORAS EM TRAJES DE SAFÁRI para já entrarem no clima da viagem.
No aeroporto, o grupo foi RECEPCIONADO PELO STAFF QUEENSBERRY E GEMINITUR para auxílio no embarque. Junto a área exclusiva foi colocado um grande BANNER PERSONALIZADO com o logotipo STARCLASS e com imagens de animais em um aeroporto fazendo check in. Uma forma divertida de apresentar o tipo de viagem que teriam daí para frente.
Ao entrar na aeronave, os premiados foram surpreendidos com ENCOSTOS DE CABEÇA PERSONALIZADOS com o logotipo da campanha e receberam TRAVESSEIROS DE VIAGEM também personalizados para garantir o conforto durante as 08 horas e meia de viagem.
Durante toda a estada na África do Sul, os ônibus utilizados eram chassis MERCEDES-BENZ e contavam com ENCOSTOS DE CABEÇA PERSONALIZADOS.
04 DE JUNHO
Ao chegar em Cape Town, os passageiros foram recepcionados pela equipe local e levados ao HOTEL TABLE BAY para WELCOME DRINK com taças de espumante.
As bagagens, já previamente etiquetadas, seguiram em transporte separado ao hotel para colocação nos apartamentos antes da chegada dos hóspedes, proporcionando atenção e conforto aos mesmos.
Na recepção do hotel, mais uma vez os premiados foram surpreendidos com BANNERS E FAIXAS DE BOAS VINDAS PERSONALIZADOS com a temática de imagens de animais que são encontrados na África do Sul.
Foi realizado um almoço no restaurante do hotel, onde foi disponibilizada uma MESA DE CHECK IN com as chaves dispostas em envelopes em ordem alfabética e com as fichas previamente preenchidas.
Ao chegarem aos apartamentos as malas já estavam colocadas e uma CARTA DE BOAS VINDAS e um GUIA COM A PROGRAMAÇÃO DO DIA COM DICAS já preparava o convidado para as atividades que seriam realizadas.
Para aqueles que se interessaram, foi realizado um passeio a pé, com auxílio de um coordenador, pelo “Waterfront”, local repleto de lojas, bares e restaurantes e onde o hotel está localizado.
O JANTAR DE BOAS VINDAS foi realizado NO RESTAURANTE BAÍA onde todos puderam apreciar uma espetacular vista através de seus terraços e uma decoração de muito bom gosto.
Ao retornar ao hotel, os premiados encontraram em seus apartamentos, uma GARRAFA DE VINHO e um CARTÃO DE “BONS SONHOS”. Todas as noites esses cartões eram colocados nas acomodações dos premiados, com pitorescas fotos de filhotes de animais dormindo, com mensagens variadas desejando boa noite e um resumo das atividades do dia seguinte.
05 DE JUNHO
Dia de visita ao CABO DA BOA ESPERANÇA!
Durante o trajeto, o grupo tirou fotos da espetacular paisagem do mar e das montanhas e prosseguiu ao Cabo da Boa Esperança onde foi realizado um drink com espumante para os premiados. ALMOÇO NA VINÍCOLA GROOT CONSTANTIA em tenda beduína montada exclusivamente para o grupo e com a presença de um renomado especialista em vinhos que junto com o chef fizeram HARMONIZAÇÃO DOS VINHOS COM OS PRATOS SERVIDOS!
À noite, visita exclusiva ao inusitado e surpreendente MUSEU DO OURO, onde se podem encontrar jóias de várias tribos africanas, e para surpresa dos participantes, foi realizado um sofisticado coquetel onde o grupo teve direito a ESPUMANTE COM FOLHAS DE OURO no interior das taças.
Após o coquetel, os participantes seguiram para jantar no restaurante Pigalle, onde um animado DJ emplogou os premiados na pista de dança.
GIFTS NOS APARTAMENTOS: Carta de despedida da cidade, colete safári, chapéus com pin de ouro com formato do logotipo da Mercedes, jaquetas personalizadas e cartão de “bons sonhos” com a mensagem: “Hora de Dormir. Mercedes-Benz. Trazendo bons sonhos para você.”
06 DE JUNHO
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Cape Town para embarque em vôo fretado com destino a reserva de Pilanesberg (aeroporto de Sun City).
Os passageiros fizeram CHECK IN EM LOUNGE VIP e embarcaram em AERONAVE EXCLUSIVA com ENCOSTOS DE CABEÇA PERSONALIZADOS, onde a bordo um SERVIÇO ESPECIAL DE ALIMENTOS E BEBIDAS foi oferecido.
Para comodidade e segurança do grupo, as malas foram recolhidas antecipadamente e enviadas em caminhão separado com apoio de um coordenador.
Chegada no aeroporto e traslado ao IVORY TREE GAME LODGE, localizado na região do Parque Nacional de Pilanesberg. O pré check in dos passageiros já havia sido realizado e após a entrega das chaves o grupo seguiu para o almoço.
Nas acomodações, como surpresa, havia um BINÓCULO COM UMA CARTA DE BOAS VINDAS preparando o grupo para a atividade mais esperada por todos... um EMOCIONANTE SAFÁRI FOTOGRÁFICO realizado em jipes abertos e PERSONALIZADOS COM O LOGOTIPO DA CAMPANHA. Durante o passeio, os convidados tiveram direito a um especial DRINK AO PÔR-DO-SOL.
Ao final do safári um DESCONTRAÍDO E EXCLUSIVO CHURRASCO foi realizado no típico “Boma”. As mesas foram cercadas por fogueiras e a decoração com toalhas pretas, jogos americanos personalizados com pele de zebra e com o logotipo StarClass, além do porta guardanapos de contas douradas em formato de elefante e uma mensagem ecológica “Preserve a Natureza” surpreendeu e agradou a todos. Os jogos americanos e o porta-guardanapos eram mais um presente ao grupo e ao final do jantar todos puderam levar como lembrança. Durante o jantar, um SHOW DE DANÇARINOS AFRICANOS animou todo o grupo!
GIFTS NOS APARTAMENTOS: Complemento dos jogos americanos para formar um kit com temática africana e personalizados com o logotipo StarClass e carta de despedida de Pilanesberg.
07 DE JUNHO
Para os madrugadores, saída para o último safári fotográfico...
Café da manhã após o retorno do safári. Check out e traslado curto à Sun City para ACOMODAÇÃO NO THE PALACE, hotel considerado 6 estrelas que oferece uma hospitalidade majestosa e decoração exótica.
O hotel preparou um BALCÃO DE ATENDIMENTO EXCLUSIVO ao grupo para entrega de mapas do complexo de Sun City e explicações sobre o funcionamento das áreas de lazer. Ao chegar aos apartamentos, todas as bagagens já lá se encontravam facilitando a saída imediata para as atividades que a carta de boas vindas os convidavam a seguir.
O almoço foi realizado no restaurante Crystal Court.
À tarde, o grupo se dividiu para participar de mais uma aventura: uma divertida INTERAÇÃO COM ELEFANTES! Durante esta atividade, os participantes tiveram a oportunidade de ficar em contato muito próximo com um dos “Big Five” e aprender como eles vivem. Enquanto parte do grupo fazia a interação, parte relaxava aproveitando as atividades disponíveis no complexo.
À noite, foi marcado um ponto de encontro no ELEPHANT COURTYARD onde o grupo teve um breve coquetel com apresentação de MÚSICOS TÍPICOS DE MARIMBA e DECORAÇÃO ESPECIAL que contou com mesas de apoio com toalhas brancas, candelabros dourados e flores em tons de amarelo. A iluminação deu um toque todo especial ao local, deixando-o mais alegre e agradável.
Após o coquetel, o grupo assistiu ao SHOW DE VARIEDADES EXTRAVAGANZA, que é uma combinação de dança, acrobacias e números de circo e consiste em diferentes performances. Dançarinos e cantores surpreenderam a todos com os trajes luxuosos e movimentos plásticos.
O jantar ao término do show foi realizado no CROCODILE LOUNGE, uma SALA EXCLUSIVA, onde foi servido um menu muito especial. A decoração do jantar encantou a todos os passageiros: as toalhas de mesa e os encostos das cadeiras em tons de vermelho escuro com detalhes em dourado para mais uma vez criar uma identidade com a campanha e sobre a mesa, arranjos de flores vermelhas, ovos e plumas de avestruz, lanças e cuias africanas e porta-guardanapos vermelhos com pequenos detalhes imitando ovos de avestruz que davam um charme às mesas. Aqueles que quiseram, ainda tiveram a oportunidade de “esticar” a noite na discoteca ou no cassino do complexo.
Nos apartamentos, os premiados encontraram um CARTÃO DE “BONS SONHOS” com a seguinte mensagem: “Durma com os Anjos. Mercedes-Benz. Trazendo bons sonhos para você.” e as acompanhantes receberam uma NECESSAIRE com produtos da Natura.
08 DE JUNHO
DIA INTEIRAMENTE LIVRE para aproveitar as atividades que o complexo de Sun City oferece. Foi feita distribuição de vouchers para almoço nos restaurantes do complexo.
O JANTAR DE DESPEDIDA foi na SALA MAIS CLÁSSICA E EXCLUSIVA DO HOTEL THE PALACE: a “Royal Chambers”: completamente DECORADA SEMPRE REMETENDO AO MOTE DA CAMPANHA: Cortinas e sousplats dourados, toalhas e encostos brancos com detalhes dourados; bouquê com flores em tons de cor de rosa e candelabros dourados com velas brancas. Além dessa decoração tão sofisticada, o grupo foi surpreendido com uma homenagem muito especial: RECEBERAM UM CERTIFICADO INTERNACIONAL DA COMPRA DE UMA ESTRELA BATIZADA COM O NOME DE CADA CONCESSIONÁRIO OURO STARCLASS.
GIFTS NOS APARTAMENTOS: Passe-partout com a foto do grupo e carta de despedida da viagem.
09 DE JUNHO
Dia de retornar ao Brasil.
Após check out e café, o grupo foi transportado ao aeroporto de Johannesburg para embarque com destino ao Brasil. |
SUCESSO IMEDIATO - O sucesso do Programa de Certificação StarClass foi imediato. Já no lançamento, 152 concessionários aderiram ao Programa. Isso significa que 92% de toda a Rede enxergou no StarClass uma oportunidade de se tornarem mais competitivos.
EQUIPE ENVOLVIDA E MOTIVADA - Os concessionários compreenderam a necessidade de mudança e investiram em estrutura física e operacional para alcançar a melhor classificação.
MELHORIA NO RELACIONAMENTO - Quanto à viagem de premiação, a Mercedes-Benz ficou muito satisfeita com os resultados e acredita ser uma grande oportunidade de desenvolver um relacionamento mais próximo junto aos concessionários, além da possibilidade de transmitir conhecimentos e cultura para todos.
EXCELENTES RESULTADOS - Para quantificação do retorno dessa premiação junto aos participantes, foi aplicado um questionário onde todos os itens da organização e roteiro foram avaliados pelos premiados. Um excelente resultado foi obtido: 97% dos premiados avaliaram a programação como ótima e muito boa e 3% como boa. A aproximação e a oportunidade de relacionamento com a diretoria, foram citadas por grande parte dos participantes como um fator extremamente importante, além da oportunidade de conhecer novos países e culturas.
STATUS E CREDIBILIDADE - Para a Mercedes-Benz, o StarClass 2006 representou uma grande conquista e um diferencial muito importante frente à concorrência, já que proporcionou e continua proporcionando resultados comerciais e mercadológicos cada dia melhores. Foi detectado também um maior empenho e comprometimento por parte dos concessionários após o reconhecimento com uma viagem deste nível. A certificação não só melhora a eficiência dos processos e serviços, mas também aumenta o status do concessionário e a sua credibilidade junto aos clientes e diretoria da empresa. |
A DaimlerChrysler do Brasil através de diversos projetos, atende primordialmente as comunidades de baixa renda localizadas nas regiões próximas às dependências da empresa em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora.
Os projetos são classificados em quatro categorias: Qualificação Educacional, Qualificação Profissional, Desenvolvimento Solidário, Desenvolvimento Cultural e Meio Ambiente. Todos eles, possuem propósitos básicos e comuns, entre eles o resgate da cidadania, a sustentabilidade e empregabilidade e, por fim, a edificação de uma sociedade mais desenvolvida.
A DaimlerChrysler do Brasil apóia projetos de caráter educacional que visam gerar o desenvolvimento e a inclusão social de crianças e adolescentes de baixa renda.
Realizadas em parceria com entidades e instituições de ensino, as iniciativas consideram promoção de cursos, vivência profissional e acompanhamento psicológico dos participantes, assim como estimulam projetos e pesquisas acadêmicas.
Seguem algumas das entidades e projetos que a DaimlerChrysler promove ou apóia:
- Jovem Cidadão
- Projeto Uni
- Estrela Guia
- Projeto Jequitibá
- Programa de Formação Profissional SENAI/Mercedes-Benz
- Mão na Massa
- Prêmio Interação |
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