ESTANDE COMPANHIA VALE DO RIO DOCE NA FEIRA DA INDÚSTRIA DO ESTADO DO PARÁ
A AMAZÔNIA EVENTOS
A Amazônia Eventos é uma agência de criação, estratégias e soluções integradas de eventos corporativos e comunicação.
Com oito anos de atuação é a maior empresa do setor no Pará, e se destaca pelo atendimento no conceito 360°, com todas as ferramentas do marketing mix, de maneira integrada.
A Amazônia Eventos é parceira dos clientes na elaboração de estratégias, tem forte cultura de inovação, é atenta às tendências globais e conta com um time experiente nas áreas de eventos; marketing e comunicação; viagens e turismo; arquitetura promocional, design e comunicação visual.
O foco da Amazônia Eventos é contribuir para que seus clientes atinjam suas metas, transmitindo conceitos, atraindo o público e agregando valor a seus negócios e marcas.
A FIPA
A Feira da Indústria do Estado do Pará -FIPA é realizada bienalmente, pela Federação das Indústrias do Estado do Pará. É o principal evento do setor no estado e este ano foi o evento inaugural do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, com a participação de mais 35.000 visitantes e 120 expositores.
A Vale participou de todas as oito edições da Feira da Indústria do Estado do Pará.
A VALE
A Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, criada em 1942 é a segunda mineradora do mundo, maior companhia de mineração diversificada das Américas, líder mundial no mercado de minério de ferro e pelotas, segunda maior produtora global de manganês e ferroligas, além de maior prestadora de serviços de Logística do Brasil. Presente em vários 14 estados brasileiros e em todos os continentes é um dos mais importantes e produtivos grupos empresariais brasileiros.
A Vale está presente na vida de milhões de pessoas e seus minérios dão origem a produtos utilizados no dia-a-dia de populações de diversos países, como aparelhos eletroeletrônicos, automóveis, computadores, materiais de construção civil e insumos agrícolas.
A atuação da Companhia é pautada pela gestão transparente, pelo respeito aos direitos dos acionistas, pela proteção ao meio ambiente, pelo desenvolvimento de seus empregados e pela promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades, através de práticas e ações focadas no desenvolvimento sustentável.
É a empresa que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira. Com suas empresas controladas e coligadas em todo o mundo e suas participações, a Vale é hoje uma empresa de atuação global, cujo crescimento reflete-se diretamente no desenvolvimento do Brasil.
No Pará, a Vale e suas empresas trazem melhorias significativas para as regiões onde atuam e contribuem decisivamente para o desenvolvimento do estado. Representam mais de 80% do PIB do Pará e geram mais de 37 mil empregos diretos e indiretos.
AÇÕES DA AMAZÔNIA EVENTOS NO EVENTO
A Amazônia Eventos foi a responsável pela criação, produção, montagem e operação do estande da Companhia Vale do Rio Doce na FIPA 2007 (VIII Feira da Indústria do Estado do Pará), de 23 à 26 de maio de 2007, em Belém do Pará.
O estande com 250m² foi conceituado a partir da atuação global com responsabilidade socioambiental (RSA) que a Vale e suas empresas controladas e coligadas no Pará (Albras, Alunorte Cadam/PPSA, Mineração Rio do Norte e Mineração Onça Puma) trabalham.
O grande desafio para a criação do estande foi apresentar em um único espaço vários conteúdos: o institucional das sete empresas do Grupo Vale no Pará; os seus negócios; os minérios beneficiados (ferro, bauxita, níquel, cobre, manganês e caulim) em suas várias formas, do in natura até a sua aplicação no dia-a-dia das pessoas; a Cadeia Produtiva do Alumínio - a única dentre os negócios da Vale no estado (Mineração Rio do Norte e Vale Paragominas - bauxita, Alunorte - alumina e Albras - alumínio primário); os principais projetos sociais das empresas, seus beneficiários e sua produção. |
IDÉIA CRIATIVA
Inspirado na forma do globo terrestre, o estande transmitiu as idéias de “empresa com atuação global” e “pensar global, agir local”. O projeto do estande expoe ao globo terreste e hemisférios nas formas arredondadas, e aos meridianos nas formas das colunas.
A estrutura do estande foi concebida para ser modular, permitindo a sua desmontagem e reutilização em outros eventos.
O estande foi feito com materiais reciclados, de fácil montagem, desmontagem e armazenamento, inclusive com materiais recicláveis das próprias empresas.
Foram criados ambientes para exposição dos vários conteúdos:
1. Espaço Vale – apresenta a Vale, seus negócios no Pará (ferro, níquel, cobre, caulim, logística), suas ações de RSA (responsabilidade sócioambiental) e a Vale na sua vida.
2. Cadeia Produtiva do Alumínio – apresenta as empresas que compõem a cadeia (bauxita, alumina e alumínio primário): CVRD Paragominas, MRN, Alunorte e Albras). Único negócio da Vale no Pará onde há a cadeia produtiva.
Neste espaço o destaque foi a maquete da Cadeia Produtiva do Alumínio e a apresentação das empresas e seus projetos sócioambientais.
3. Praça - espaço de convivência para apresentação das atrações fruto das ações sócio-ambientais das empresas, como o Projeto Vale Música (CVRD), o Aluminados do Teatro (Albras), o Rainforest Team (Alunorte), a Exposição de Cerâmica Quilomba (MRN) e o Grupo de Teatro da Comunidade de Canaã (CADAM/PPSA). |
INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS
O estande da Vale foi o pioneiro no Pará a neutralizar a emissão de carbono gerada em sua produção e operação, com a distribuição e plantio de 2000 mudas de plantas nativas e frutíferas da Amazônia, como açaí, andiroba, cupuaçu, mogno e samaúma.
O estande foi construído com materiais reciclados e oriundos de projetos sociais: piso em madeira reciclada; carpete em PET reciclada; colunas em papel reciclado produzido por artesãos do projeto social Fundação Curro Velho, do Governo do Estado do Pará; além da utilização de materiais e produtos de rejeitos do processo de mineração, como o mobiliário feito com madeira de lei reciclada e produzido pelo projeto social "Nosso Lixo Tem Futuro", da Albras; os tijolos e telhas de “lama vermelha” da bauxita produzidos pelo projeto social da Alunorte).
Técnicas de Visual Merchandising foram aplicadas na ambientação, exposição de produtos e programação visual do estande.
Vitrines exibiram minérios (ferro, bauxita, níquel, cobre, manganês e caulim) e objetos deles oriundos, presentes na vida das pessoas, além de produtos produzidos pelos projetos sociais da empresas (alimentícios - mel e hortifruti, acessórios - bijuterias de sementes da Amazônia, calçados fabricados com a borracha correia transportadora, brinquedos educativos de madeira reciclada, dentre outros.
A Praça propiciou o networking e as apresentações culturais com a presença de pessoas que tiveram suas vidas modificadas pelos projetos sociais das empresas. O testemunho dos beneficadados que legitimou as ações de RSA das empresas do Grupo Vale no Pará.
Totens em tamanho natural mostravam as pessoas beneficiadas por estes projetos sociais.
O globo terrestre iluminado e giratório evidenciouo a atuação da Vale nos cinco continentes, destacando o Brasil e o estado do Pará. |
RETORNO DO INVESTIMENTO
O objetivo de transmitir ao público o que representa a Vale e suas empresas para o desenvolvimento do Pará, foi totalmente alcançado.
O estande foi o mais visitado da FIPA por seu impacto visual e pela interação proporcionada pelas apresentações dos beneficiados pelos projetos sociais.
O conceito de RSA e inclusão social foi levado até para o atendimento no estande, que foi efetuado por participantes do projeto "Jovens Aprendizes", por empregados portadores de necessidades especiais, e por recepcionistas das etnias amazônicas, foi um marco.
O público foi ainda surpreendido ao degustar o buffet orgânico, com menu criado pelo chef Aldevã Mafra, paraense, ganhador em 2006 do concurso Brasil Sabor. Foi servido vinho orgânico e as telhas fabricadas com a “lama vermelha” da bauxita serviram de bandejas.
O projeto foi bem sucedido ao integrar todas as empresas, empreendimentos e negócios do grupo Vale no Pará; enfatizar as ações de responsabilidade socioambiental e agregar valor à imagem das empresas à altura da dimensão global e da força operacional que possuem. |
RSA DA AMAZÔNIA EVENTOS
A política da Amazônia Eventos com programas da qualidade se dá desde a contratação de equipamentos com ISO 9001, até a aplicação de normas e padrões de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente na realização dos eventos.
A responsabilidade social é exercida junto a ONG’s que cuidam de doentes com câncer (AVAO) e crianças carentes (Lar de Maria), em Belém.
A política da empresa é inserir o conceito de RSA (responsabilidade socioambiental em todos os eventos.
RSA DA VALE
Áreas de atuação: desenvolvimento comunitário, educação ambiental, educação musical, alfabetização de jovens e adultos, melhoria de ensino e da estrutura escolar, inclusão social e infra-estrutura urbana básica.
O compromisso social da Vale
620 mil empregos gerados
R$13,7 bilhões de impostos e contribuições recolhidos ao governo
Mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas em ações sociais
Mais de 500 municípios beneficiados
R$382 milhões em investimentos previstos para 2007
O compromisso ambiental da Vale
As mais modernas tecnologias de controle e monitoramento ambiental
Reutilização de mais de 80% de toda a água usada nos processos
1,4 milhão de hectares de florestas preservadas
2.350 hectares reabilitados com espécies nativas
R$422 milhões previstos para o orçamento ambiental de 2007
Programa de reflorestamento e revegetação Vale Florestar Amazônia. |
|
|
|
|